ZENO VELOSO, PERSONALIDADE MARCANTE PARA O CBMPA
Publicado: 19 de março de 2021 - Hora: 23:13

5. ZENO VELOSO, PERSONALIDADE MARCANTE PARA O...
ZENO VELOSO, PERSONALIDADE MARCANTE PARA O CBMPA
No dia de ontem (18), faleceu, devido a complicações da COVID-19, o ilustre Zeno Veloso, personalidade paraense que muito contribuiu para nossa sociedade e particularmente para o CBMPA.
TRAJETÓRIA
Zeno Augusto Barros Veloso foi jurista, notário, professor, escritor, membro da Academia Paraense de Letras e político. Atuou como Deputado Estadual e Secretário de Justiça do estado. Lecionou direito na UFPA e UNAMA, instituições das quais recebeu os títulos de notório saber e doutor honoris causa, respectivamente. Participou da elaboração das constituições estaduais do Pará e do Amapá, tendo sido relator-geral da Assembleia Constituinte do Pará.
ZENO VELOSO E O CBMPA
Foi como Deputado Estadual em 1989, durante as tratativas da Assembleia Estadual Constituinte, que se estabeleceu sua relação decisiva com a história do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Na época, a Corporação era subordinada disciplinar, financeira e administrativamente à PMPA. Oficiais BM como o Coronel RR Raimundo Nonato da Costa e o saudoso Coronel Raimundo Alexandre do Nascimento travavam lutas internas na PMPA para conseguir a emancipação do CBMPA. Nesse contexto, o apoio do então Deputado Zeno Veloso à causa de nossa Corporação (já na função de relator-geral da Assembleia Constituinte paraense), sendo um ativo defensor de nossa desvinculação da PMPA, foi decisivo para mudar definitivamente nossa história mais recente. Foi graças à sensibilidade deste insigne paraense que nossa centenária Casa pôde enfim dar um salto gigante, se tornando uma Corporação independente, permanente e autônoma, a partir da promulgação da Constituição Estadual, ligada diretamente ao Governador do Estado, conforme previsto no Artigo 200 da Constituição Estadual.
Queremos aqui agradecer de forma eterna, em sua memória, a ação firme de Zeno Veloso, que contribuiu sobremaneira para que hoje o Corpo de Bombeiros Militar do Pará seja esta organização militar admirável e reconhecida por toda a sociedade paraense.
Deus o receba na Glória, Professor e Deputado Zeno Veloso.