VISTORIAS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, NO BAIRRO DO JURUNAS, MARCAM O RETORNO DO CORPO DE BOMBEIROS ÀS ATIVIDADES DO TERPAZ
Publicado: 21 de agosto de 2020 - Hora: 15:10

5. VISTORIAS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, NO BAIRRO...

Com ações preventivas em estabelecimentos comerciais do bairro do Jurunas, em Belém, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através do 1ºGBM/Cremação, retoma suas ações no Programa Territórios Pela Paz (TerPaz). As ações, concentradas na delegacia do bairro, estão ocorrendo desde o último dia 14 e devem ser intensificadas até o fim do mês.

O retorno dos trabalhos do Corpo de Bombeiros em conjunto com outros órgãos do Sistema de Segurança Pública do estado como a Polícia Civil, Polícia Militar e Detran tem como principal objetivo a redução das índices de criminalidade, através de ações repressivas a delitos e ações de Defesa Social, onde o CBMPA atua de maneira a levar a fiscalização e orientação sobre prevenção a incêndios e emergências nesse que é um dos bairros mais populosos da Capital.

Estas vistorias buscam fomentar a cultura prevencionista que a corporação tanto preza. Muitos dos comércios vistoriados apresentam irregularidades que oferecem grandes riscos à população nas moradias e outros estabelecimentos ao redor. “As ações do TERPAZ tem o intuito de levar a presença do Estado para dentro dos territórios de maiores índices de criminalidade da capital. E assim, o Corpo de Bombeiros, como um integrante do sistema de segurança pública, participa de ações de Defesa Social voltadas para a prevenção de incêndios e emergências, o objetivo é conscientizar a população que a prevenção é o melhor caminho para evitar possíveis ocorrências”, afirma o Aspirante a Oficial BM Pedro Alencar.

As atividades operacionais do TerPaz estão suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus como medida de prevenção, mas o programa continuou atuando, prestando apoio aos territórios com ações assistenciais para minimizar os efeitos que a situação provocou nas áreas mais vulneráveis da cidade.