VISITA TÉCNICA ÀS BARRAGENS DE REJEITOS DA EMPRESA VALE
Publicado: 2 de abril de 2019 - Hora: 10:29

5. VISITA TÉCNICA ÀS BARRAGENS DE REJEITOS...
VISITA TÉCNICA ÀS BARRAGENS DE REJEITOS DA EMPRESA VALE

Uma equipe de militares do 23ºGBM (Grupamento Bombeiro Militar -Parauapebas) e 16ºGBM- (Canaã dos Carajás) realizou nos dias 26 e 27 de março uma visita técnica às barragens de rejeitos da empresa Vale .

A visita teve o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre as barragens na região e traçar metas para ações/atuação em conjunto com a empresa e de acordo com os planos de contingência dos municípios por ocasião de um desastre (galgamento, instabilização, erosão interna, liquefação, etc.).

Por sua vez a Vale demonstrou in loco as condições das estruturas, métodos construtivos, categoria de risco e dano potencial associado das barragens, além de mostrar as medidas de monitoramento e segurança adotados pela empresa (gestão de risco).

Nos meses de abril e maio os efetivos das duas Unidades (23º e 16º. GBM) receberão nos respectivos quartéis os técnicos da Vale, que farão uma explanação dos Planos de Emergência (PAEBM) das principais barragens da região. No mês de junho ocorrerão os simulados nas Zonas de Auto-Salvamento (ZAS) das barragens com risco potencial médio e auto.

Por: Ten Cel QOBM Lélis

Imagens: 23º. GBM