Unidade do Corpo de Bombeiros Militar orienta comércios em Marituba
Publicado: 22 de janeiro de 2020 - Hora: 08:18

5. Unidade do Corpo de Bombeiros Militar...
Unidade do Corpo de Bombeiros Militar orienta comércios em Marituba

Na manhã desta segunda-feira (20), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou uma visita técnica aos pequenos e médios estabelecimentos comerciais do bairro Nova União, município de Marituba, com o objetivo de orientar os proprietários desses estabelecimentos sobre a importância do sistema de prevenção contra incêndio e pânico e as normas de segurança.

À AÇÃO –  É uma parceria com o Programa Território Pela Paz do Governo do Estado, onde através do 25º Grupamento Bombeiro Militar, localizado em Marituba, levaram informações sobre os serviços de licenciamento emitidos pela corporação, também tiraram dúvidas relativas como, quais os comércios que tem a obrigatoriedade de funcionar com licenciamento. Contudo, o Corpo de Bombeiros orienta que mesmo os estabelecimentos que não possuem a obrigatoriedade de prevenções contra incêndio e pânico devem adotar medidas que possam amenizar os riscos desses acidentes.

A equipe durante o percurso orientou 60 proprietários de estabelecimentos de pequenop e médio porte. Em muito deles, foram encontrados situações de riscos, uma vez que os incêndios boa parte deles iniciam em decorrência a essas questões como fiação elétrica exposta. Nos estabelecimentos de médio porte foram encontrados extintores de incêndios vencidos e a falta dele. Por isso, a visita técnica dos Bombeiros Militares foi de suma importância para que os comerciantes que tiverem seus estabelecimentos com 20m2 ou mais pudessem regularizar suas situações indo ao quartel do 25° GBM. Além disso, receberam mais informações de prevenção, desta forma se mantêm bem informados e protegidos em relação aos riscos de estão expostos diariamente em seus ambientes de trabalho.

“Muitos desses comerciantes não têm conhecimento sobre proteção e segurança dos seus estabelecimentos, portanto acabam montando um negócio fora das normas de prevenções contra incêndios e pânico, e por disso colocam suas vidas, dos trabalhadores, da famílias e dos clientes em risco. Então essa ação vem para que os proprietários tenham consciência de que o Corpo de Bombeiros está presente na comunidade para proteger e sanar as dúvidas referentes a isso.” disse o Aspirante a Oficial, Dênis Modesto, comandante dos Bombeiros na ação.

Essa foi uma das séries de ações que o quartel tem feito pela comunidade. No último dia 10, foi realizada uma ação no qual o efetivo visitou as residências de moradores para orientá-los sobre como proceder em situações de acidentes domésticos, engasgamento, vazamento de gás, incêndio envolvendo óleo de cozinha, queimaduras, além de informações de utilidade pública, como o número de emergência – 193 e 190.

“Esse tipo de evento é de suma importância, pois têm muitas informações que a gente deveria saber, mas não temos acesso. Essa preocupação dos bombeiros é fundamental para nossa segurança”. disse Dona Maria, moradora do bairro.