JUNHO LARANJA: PREVENÇÃO É A CHAVE NA LUTA CONTRA AS QUEIMADURAS
Publicado: 6 de junho de 2020 - Hora: 19:10

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. JUNHO LARANJA: PREVENÇÃO É A CHAVE...
JUNHO LARANJA: PREVENÇÃO É A CHAVE NA LUTA CONTRA AS QUEIMADURAS

 

06 de junho marca o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, instituído pela Lei nº 12.026/2.009. A data tem o objetivo de divulgar as medidas preventivas necessárias à redução da incidência de acidentes envolvendo queimados. 

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil acontecem em torno de 1.000.000 de incidentes por queimaduras ao ano, e de cada 100.000 pacientes atendidos em hospitais, cerca de 2.500 irão a óbito direta ou indiretamente em função de suas lesões. Uma das principais complicações que pode surgir é a contaminação ou infecção por bactérias, visto que a pele é a nossa proteção natural contra esses agentes e quando gravemente danificada nos deixa expostos.

As queimaduras são lesões que na maioria das vezes atinge a pele, podendo ser causadas por agentes térmicos, químicos ou biológicos, mas podem também ocorrer nos olhos e até nos pulmões pela inalação de fumaça durante um incêndio por exemplo. E grande parte desses acidentes ocorrem dentro de casa, nas atividades do dia a dia. 

A atenção deve ser redobrada especialmente com as crianças que principalmente pela curiosidade estão mais vulneráveis a determinados acidentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 320 mil crianças morrem anualmente em decorrência de queimaduras. E esses acidentes ocupam a 4ª posição no ranking de morte de crianças e adolescentes no Brasil.

Saber o que fazer e o que não fazer para prevenir ou tratar queimaduras, é fundamental, cuidados básicos no cotidiano podem evitar uma tragédia, marcas e lesões que duram a vida toda quando a vítima sobrevive. Por isso, o CBMPA preparou algumas dicas disponíveis que podem ajudar a população e propagar esse conhecimento tão útil. 

Em caso de urgências e emergências ligue 193, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará está pronto para atender você.

 

ASCOM CBMPA

Skip to content