BOMBEIROS NA OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2019
Publicado: 20 de abril de 2019 - Hora: 20:09

5. BOMBEIROS NA OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2019
BOMBEIROS NA OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2019

O Governo do Estado do Pará, por meio do Corpo de Bombeiros Militar e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, junto aos demais órgãos integrados da Segurança Pública promove a OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2019. A coordenação geral dos bombeiros está com o Coronel Pinheiro e a supervisão com o Tenente Coronel Helton, cerca de 359 militares estão empenhados na prevenção e segurança das praias e rios, oferecendo ao público: atendimentos básicos de Guarda-vidas, Operação nas Rodovias, serviços de defesa civil, resgate, combate a incêndio e salvamento.

O Primeiro dia 19/04

Para o Tenente Coronel Helton, supervisor da operação, presente na base da Praia Grande em Outeiro, o deslocamento do público foi reduzido. Porém o fenômeno natural da maré alta, com seu volume máximo atingido por volta das 11h30, impediu por quase duas horas o tráfego de veículos na ponte que dá acesso à ilha. Uma equipe do Corpo de Bombeiros auxiliou na organização do trânsito que posteriormente voltou ao fluxo normal, além disso, as equipes foram acionadas em São Felix do Xingú para atenderem a ocorrência de uma embarcação que estaria à deriva, entretanto, após varredura no local pelas equipes, nada foi encontrado.

O efetivo em Outeiro conta com 29 militares sendo 04 na praia do amor, 03 na Praia do Paraíso, 03 na Praia da Brasília e 19 na Praia Grande além de 01 bote, 01 AR e 01 ABS para apoio, nos informou o Capitão Moura, comandante da prevenção.

Já o 12° Grupamento Bombeiro Militar, de Santa Izabel, localizado às margens da rodovia BR 316, posicionou suas viaturas de Combate a Incêndio, Resgate e de Salvamento neste ponto estratégico. Na travessia Penha Longa, os moradores do Município de Colares se depararam com um fenômeno que não acontecia há mais de 20 anos. Segundo João dos Santos, funcionário da balsa que faz o pequeno trajeto, com o movimento de maré alta os dois portos que ligam as rampas de acesso estavam cobertos pelas águas. Militares da Marinha do Brasil juntamente com Bombeiros da ASCOM/BM orientaram e organizaram a descida dos veículos e de pessoas até a redução do nível da maré.

O segundo dia 20/04

Igualmente à sexta-feira, o sábado foi mais um dia de maré alta e ondas agitadas na praia do Caripi, em Barcarena; o serviço neste balneário foi comandado pelo 1° Tenente QOBM Edilson Marques Maués, com efetivo de 09 militares, distribuídos em uma extensão de 3 km, sendo uma dupla em cada extremidade, uma dupla no bote, uma dupla na barraca e um condutor na viatura. Segundo o comandante, foram repassadas orientações sobre o perigo de afogamento, cuidado com crianças, excesso de bebidas alcoólicas e sobre buscar sempre orientação com os guarda-vidas. O público foi  a cerca de 300 pessoas, havendo apenas ocorrências corriqueiras de acidentes com animal marinho (bagre), ademais o cenário foi de tranquilidade até o fim da prevenção.

Nas barreiras dos Municípios de Santa Maria, Nova Timboteua, Santa Luzia e em trechos estratégicos, era visível o posicionamento de homens e viaturas do CBMPA em prontidão, haja vista a necessidade de orientar e até mesmo atuar em possíveis acidentes veiculares. Às  margens da praia do Atalaia, no Município de Salinópolis localizado a 223 quilômetros de Belém, devido às condições meteorológicas que previam muita chuva naquela localidade, a atenção era total já que a pouca visibilidade e a maré alta trariam perigos aos banhistas e veículos que trafegam naquele ponto do balneário. Pequenos acidentes com animais marinhos e atolamentos de veículos foram registrados pelas equipes. Segundo o Capitão QOBM Diego, comandante da prevenção, as orientações estavam sendo prestadas e a vigilância realizada por parte dos guarda vidas, informou ainda que o fluxo de banhistas será ainda maior neste domingo considerando a chegada de muitos veículos que se deslocam para aproveitar as belezas do lugar.

O balneário de Peixe-Boi recebeu um público reduzido neste sábado. De acordo com o Sargento BM Adailton, do 19º Grupamento Bombeiro Militar, localizado em Capanema, e que participou da prevenção e proteção balneária, mais pessoas são aguardadas para este domingo sendo que Peixe Boi é um ponto turístico e recebe visitantes de vários estados do Brasil.

O último dia 21/04

A guarnição composta pelos militares: ST BM MORAES, CB BM DARILSON e CB NASCIMENTO, estava na prevenção no balneário do Guajará de Beja, nos sendo registrada apenas uma ocorrência por volta das 12 horas, de ferroada de arraia, orientações e advertências foram repassadas aos banhistas quanto aos cuidados no horário de banho, devido o local ficar todo coberto por água no período da preamar, além da preocupação durante o período de vazante, devido a forte correnteza no local, bem como com a atenção quanto a presença de animais aquáticos.