Solenidade homenageia a presença feminina no CBMPA
Publicado: 8 de março de 2019 - Hora: 13:50

5. Solenidade homenageia a presença feminina no...
Solenidade homenageia a presença feminina no CBMPA

Nesta sexta-feira, dia 8 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. A cerimônia contou com uma homenagem dedicada a todas as mulheres que fazem parte da instituição, dentre elas, militares, oficiais e praças, assim como as voluntárias civis e convidados.

A programação iniciou com uma Missa  na Capela Santo Expedito às 08h da manhã. Na oportunidade, o Capelão da Igreja, Coronel Emanuel, ministrou a palavra utilizando o exemplo de vida de Maria, que decidiu seguir o plano de Deus, não como uma obrigação, mas por meio de uma consulta, em que Maria exerceu o seu poder de escolha e o livre arbítrio.

Além disso, houve uma homenagem especial às mulheres pioneiras da corporação, que fazem parte da primeira turma de Oficiais Combatentes, e também, às primeiras mulheres a ingressarem no CBMPA no dia 7 de fevereiro de 1994, por meio do curso de Cabos Auxiliares de Enfermagem – posteriormente Auxiliares de Saúde – com vinte mulheres e cinco homens, quase simultaneamente com o estágio probatório dos Oficiais Médicos e Dentistas que incluíam as duas primeiras mulheres Oficiais BM paraenses, segundo informações do livro “O Corpo de Bombeiros no Pará”, do Jornalista José Menezes.

Vale ressaltar que a turma de 1994 completou 25 anos no dia 01 do último mês, e a partir do dia 11 de março irão fazer parte da reserva remunerada do CBMPA, deixando um legado de luta, persistência e ousadia. Sabendo que a semente foi plantada e continuará a florescer mais e mais, cada vez que uma mulher tiver a oportunidade de adentrar os portões desta instituição vestindo uma farda de bombeira militar.

Continuando a programação, no Salão Nobre às 9h da manhã, foi apresentado um vídeo surpresa mostrando o depoimento de várias mulheres do CBMPA, que responderam à seguinte pergunta: “O que é ser mulher?”.

PRESENÇA DE AUTORIDADES
Ressalta-se a presença do Comandante Geral, CEL QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza, acompanhado da sua esposa, a senhora Adriana Souza, que participou de vídeo em homenagens às mulheres e foi uma das maiores incentivadoras do evento, o Subcomandante Geral, CEL QOBM Alexandre Costa, acompanhado de sua esposa, a Senhora Luciana, e também, o Diretor de Pessoal do CBMPA, CEL QOBM Roger Lobo Ney Teixeira.

“A corporação possui hoje, somente 2,7% do efetivo feminino no meio de 2984 militares. Esperamos que esse número possa aumentar ao longo dos anos. Seria importante no futuro, nós termos uma mulher Comandante Geral. Isso nos tornaria melhor, diferente, mais social e evolutivo” disse o Coronel Hayman, Comandante Geral do CBMPA.

Por: Carla Renata Cruz

Fotos: Sub Ten RR Washington e Alicia Santos