Solenidade de Conclusão do Curso Básico em Defesa Civil
Publicado: 15 de junho de 2018 - Hora: 16:26

5. Solenidade de Conclusão do Curso Básico...
Solenidade de Conclusão do Curso Básico em Defesa Civil

O Corpo de Bombeiros do Estado do Pará (CBMPA) se reuniu nesta sexta-feira (15) com representantes da Companhia Vale que é responsável por três barragens no acompanhamento de produção mineral do Sul e Sudeste do Estado do Pará, a fim de discutir Planos de Ação de Emergência em relação a situações de riscos em barragens. Em contrapartida, nesta sexta-feira, também foi concluído o Curso Básico em Defesa Civil às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil. A cerimônia solene ocorreu no auditório do CBMPA que contou com entrega de certificados a todos os formandos dos municípios participantes do curso.

Para o Major Carvalho “essa formação é básica da Defesa Civil, os alunos terão um entendimento maior pois já fazem parte do município. Planos de ação e reconstrução de barragem poderão ser propostos em relação a segurança, assim como vistorias em barragens que podem sofrer qualquer tipo de sinistros, e ainda, simulados para a população caso ocorra alguma situação desta natureza”

O objetivo do curso foi capacitar e orientar os coordenadores e Agentes Municipais do Estado quanto a importância do desenvolvimento das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução. O curso apresentou carga horária de 33 horas e iniciou na segunda-feira (11). Foram ministrados temas como Contextualização Histórica da Proteção e Defesa Civil assim como, Gestão de Risco e Gerenciamento de Desastres. Na quarta-feira (13) ocorreu visita ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia.

“Agora vocês possuem uma responsabilidade muito grande, pois a sociedade espera que vocês possam criar planos de ação para os desastres ocorridos em determinado município. Espero que todos possam amenizar o sofrimento das pessoas” afirmou o Comandante-Geral Cel Zanelli a todos os concluintes do curso.

Os 17 municípios que participaram do curso foram: Água Azul do Norte, Belém, Bom Jesus do Tocantins, Curralinho, Garrafão do Norte, Itupiranga, Marituba, Nova Esperança do Piriá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Paragominas, Parauapebas, Quatipuru, São Caetano de Odivelas, São Félix do Xingu, São João de Pirabas e Tucumã que foram representados por 28 gestores municipais.

Texto: Ascom CBMPA

Fotos: Sargento Carlos