Solenidade da turma do CAS é realizada nesta sexta-feira
Publicado: 4 de maio de 2018 - Hora: 15:21

5. Solenidade da turma do CAS é...
Solenidade da turma do CAS é realizada nesta sexta-feira

Veja mais fotos aqui

Na manhã desta sexta-feira (4), foi realizada no auditório do quartel do Comando Geral do CBMPA a solenidade da turma do “Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos Integrado BM 2018 – CAS”.

Visando aperfeiçoar os 2º Sargentos da corporação e os desenvolvimentos das atividades operacionais e administrativas, o curso também objetiva melhorar o processo de integração com os demais órgãos de Segurança Pública através de um ensino com base no respeito aos Direitos Humanos, seguindo as diretrizes da Matriz Curricular Nacional de Segurança Pública.

Com uma carga horária de 515 horas, o curso foi realizado nas instalações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento e Especialização, no período de 26 de fevereiro a 6 de abril e, desta vez, contou com uma novidade que propiciou um nivelamento dos alunos, como comentou o Tenente Coronel José Carlos Farias, Comandante do CFAE, “Esta turma já foi desenvolvida com novo formato acadêmico sendo dividido em duas fases, na primeira os sargentos foram aperfeiçoados ainda em suas unidades de origem desenvolveu módulos e algumas disciplinas a distância, o EAD. A segunda fase, é curso prático propriamente dito, e que com isso veio a viabilizar com a conclusão do curso em um período menor”, afirmou.

Com o crescimento das atividades do Corpo de Bombeiros nos últimos anos veio  como consequência a necessidade da realização de cursos de capacitação e formação dos  militares, proporcionando assim um reflexo positivo na qualidade do atendimento à nossa sociedade. E, comenta ainda, que a efetividade do serviço prestado pelos militares após o término do curso, “nossas atribuições serão implementadas a partir de então com a certeza de que as responsabilidades não são as menores, mas temos garantias que os senhores foram capacitados para assumir essas novas missões”, pontua o Tenente Coronel José Farias.

O  2° Sargento Ednilson Navarro, foi um dos alunos do curso, pertencente a segunda turma do Curso de Formação de Soldados de 1994 e se formou cabo em Santarém e Sargento na capital, no Centro de Aperfeiçoamento e Especialização – CFAE. Com 24 anos de serviço na corporação, o militar conta que para ele é uma grande honra terminar o curso. “Para mim foi de grande valor pois aumenta meus conhecimentos e tenho a possibilidade de repassá-los para a tropa em Santarém, além de que me habilita a 1° Sargento e a Subtenente e também a fazer o Curso de Habilitação de Oficial, que é o curso de Oficial Bombeiro Militar”, comentou.

Por sua vez, a Diretoria de Ensino e Instrução – IESP , desempenha um papel importantíssimo e tem como tarefa primordial auxiliar a academia de Bombeiro Militar, sempre visando melhorar a qualidade da formação e também apostar nas pessoas.

Ricardo Caçapietra, Diretor do Iesp, acredita que o ensino tem um papel muito importante na sociedade e sua formação. “Acreditamos que o cenário da segurança e defesa social só vai mudar a partir das pessoas, então a capacitação, a formação e o ensino acabam exercendo um papel muito importante para que as pessoas tenham competência, capacidade e habilidade de atitudes necessárias para que a gente possa melhorar não só a questão institucional mas a própria sociedade paraense”, finalizou.

Ao final da cerimônia, em relação ao momento o Coronel Zanelli Nascimento, Comandante Geral do CBMPA, descreveu, “somos aprendizes, estamos aqui para melhorar e buscar conhecimento e de forma contínua o que é mais importante. Conhecimento não pode ficar guardado, você tem que transmiti-lo, então transmitam para a tropa dos senhores”.

Texto: Ascom CBMPA
Fotos: Sargento Carlos