Solenidade Cívico Militar alusiva ao Dia Nacional dos Bombeiros (2 de julho)
Publicado: 5 de julho de 2019 - Hora: 12:11

5. Solenidade Cívico Militar alusiva ao Dia...
Solenidade Cívico Militar alusiva ao Dia Nacional dos Bombeiros (2 de julho)

Nesta terça-feira, 2 de julho, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar realizou a solenidade comemorativa aos 163 anos do Dia Nacional dos Bombeiros. A escolha da data é uma homenagem a criação do corpo provisório de bombeiros da corte, inaugurado no dia 2 de julho. Seu patrono, D. Pedro II, o qual é homenageado através da medalha do mérito que leva seu nome, é concedida através de decreto governamental do Estado do Pará às personalidades civis e militares, que contribuíram com a instituição ou prestaram relevantes serviços a comunidade, agraciados pelo Governador e pelo Comandante Geral.
O CBMPA vem trabalhando ao longo dos tempos focando num planejamento estratégico definido voltado para o atendimento pré hospitalar, salvamento, prevenção contra incêndio e defesa e outros atendimentos à sociedade.
No campo social, ex alunos do Programa Escola da Vida receberam das mãos do Governador Hélder Barbalho e do Coronel Hayman Apolo seus certificados, com o título de monitores numa cultura de multiplicadores de conhecimento na informação, orientação, treinamentos e educação como base de apoio para formação de crianças e adolescentes.
O Comandante Geral comentou que “essa data é especial para todo o CBM do Brasil, porque a festa é celebrada em conjunto. A primeira festa foi comemorada pelo quartel do Rio de Janeiro em 2 de julho, nos meados dos anos 50, precisamente em 1753, onde o Imperador Dom Pedro II criou a primeira guarnição; e para o CBMPA, é fundamental celebrá-la, pois é lembrado o passado, pra viver o presente e ter esperança no futuro.”
O Governador discursou e garantiu que irá aumentar o efetivo e ampliar a presença da corporação em todo o Estado, e fez questão de agradecer e de reconhecer a importância da instituição para a sociedade paraense.
Estiveram presentes nas comemorações: generais do Exército, Marinha do Brasil, Cônsul do Japão, Vice-Governador, representantes religiosos, jurídicos, políticos, militares da reserva do CBMPA, secretariado do Estado entre outros convidados. No encerramento, o tradicional desfile da tropa representativa e as viaturas operacionais com sirenes bradando em honra aos heróis do fogo do passado, todo país e aos nossos atuais do Pará e ao respeito aos convidados presentes relembrando as vidas alheias que foram salvas desde os antigos tempo.