Serviço de psicologia do CBMPA realiza visita ao 22° GBM
Publicado: 12 de maio de 2018 - Hora: 00:40

5. Serviço de psicologia do CBMPA realiza...
Serviço de psicologia do CBMPA realiza visita ao 22° GBM

Dando continuidade ao trabalho de mapeamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho dos Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), a equipe do Serviço de Atenção Psicossocial (SAPSBM), formada pelo Major Mário Brito, sargento Militão e cabo Julyo, estiveram na quinta-feira (03), reunidos com Comandante do 22º Grupamento Bombeiro Militar de Cametá (GBM), Major Ricardo e demais militares que compõem o efetivo do quartel.

O objetivo da visita ao 22º GBM em Cametá, consistiu em conhecer as condições de trabalho e os fatores de risco da atividade dos bombeiros de acordo com o seu ponto de vista, a partir de um espaço para a fala do coletivo de trabalhadores que se mostrou participativo e comprometidos. Onde puderam se manifestar sobre as atividades do trabalho. Este que tem desafios diários, mas que sobretudo, tem o prazer e a satisfação de estarem a serviço da sociedade nas situações de prevenção e intervenção.

Na ocasião, aplicou-se o protocolo que avalia o contexto de trabalho, forma de gestão, vivências em relação ao trabalho e problemas físicos, psicológicos e sociais causados pelo trabalho a fim de fazer o diagnóstico da saúde do efetivo, conforme a solicitação do Comandante Geral do CBMPA, Coronel Zanelli Antônio Melo Nascimento.

A importância da realização de estudos sobre a saúde do trabalhador na perspectiva dos sujeitos, tem como princípio o respeito pelas experiências, conferir protagonismo a quem as vivencia e contribuir para a reflexão acerca de medidas promotoras de redução de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o que envolve a promoção da saúde trabalhador bombeiro.

O Comandante Geral do CBMPA, Coronel Zanelli Antônio Melo Nascimento, também solicitou que desse estudo e mapeamento se possa construir um plano de prevenção e intervenção mais eficazes e que ajude aos gestores e comandantes das unidades no planejamento de ações para dessa forma,  minimizar os possíveis riscos de adoecimento do efetivo.

Texto e fotos: Major Mário Brito
Edição: Ascom CBMPA