Serviço de guarda-vidas garante segurança aos banhistas na Operação Réveillon dos bombeiros
Publicado: 5 de janeiro de 2020 - Hora: 23:01

5. Serviço de guarda-vidas garante segurança aos...

No primeiro final de semana do ano de 2020, se encerrou a etapa de prevenção nas praias da Operação Réveillon do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), onde nenhum afogamento considerado grave em praias paraenses, que contaram com o emprego de guarda-vidas, foi registrado no período da operação, o qual teve início no dia 30/12/19 e finalizou domingo (05). A prevenção nas estradas, que conta com o emprego de bombeiros socorristas nas unidades de resgate, ficaram desde o início da operação dispostas em vias que dão acesso aos principais balneários do estado e será finalizada na próxima segunda-feira (06). A coordenação da operação ficou a cargo do Coronel Reginaldo Pinheiro, Comandante Operacional do CBMPA e o planejamento atendeu diversas praias do estado do Pará que registram uma frequência considerável de público, entre elas, estão as praias do Atalaia, Outeiro, Camará, Mosqueiro, Algodoal, Marudá, Cotijuba, Crispim, Pesqueiro, Barra Velha, Água Boa, Cruzeiro, Joanes, Praia Grande e São João de Pirabas.

SALINÓPOLIS

A praia do Atalaia, no município de Salinópolis, bastante frequentada nessa época do ano, foi de pouco sol e muita tranquilidade, os 65 guarda-vidas, sob o comando do major Anderson Campos comandante da prevenção, garantiram a segurança dos turistas nas praias do município de Salinas e do município de São João de Pirabas. Os serviços de prevenção de orientações e advertências aos banhistas, a identificação das crianças com pulseiras fora essencial para o êxito da missão, que contou com apoio de uma moto aquática e um quadriciclo, que foi entregue no final de 2019 pelo governo do estado. Segundo o major Anderson Campos, as principais ocorrências registradas foram de crianças perdidas e queimaduras com animais marinhos.

MOSQUEIRO

As praias da ilha também foram bastante procuradas, o período chuvoso não inibiu que as pessoas aproveitassem as praias. Mas tudo transcorreu com tranquilidade. A sinalização dos locais impróprios para banho orientou os banhistas, evitando acidente, principalmente nas áreas de pedras, que possuem uma extensão grande e que cobertas pelas águas, torna-se quase que improvável seu reconhecimento. Segundo o capitão Carlos Rangel, comandante da prevenção, a orientação com boias dos espaços próprios para uso de jet-ski e banana boat, foi imprescindível para orientar o fluxo, limitando o espaço entre eles e os banhistas, prevenindo, com isso, acidentes.

OUTEIRO

No fim da tarde do domingo (05), o espaço de areia ainda estava disputado pelos banhistas, a quantidade de crianças na água era grande, e por isso os guarda-vidas estavam atentos para fazer a segurança. O primeiro dia do ano, foi considerado pelo capitão Raimundo Moura, o mais crítico durante Operação Réveillon, pois a quantidade de pessoas que combinaram álcool e banho na praia foi muito grande, aumenta o risco de afogamento, contudo, o serviço de prevenção, advertindo e alertando os banhistas, fez com que nenhum tipo de afogamento fosse registrado no período.

As praias de Salinas, Mosqueiro e Outeiro possuem o serviço de proteção balneária por guarda-vidas todos os finais de semana e o mês de janeiro, devido ao período de férias escolares, está entre os meses do ano que registra maiores públicos frequentadores das praias paraenses. O CBMPA além de disponibilizar os serviços de prevenção, orienta à população com dicas de prevenção em suas redes sociais.