Segup fará translado da Imagem Peregrina e vai conscientizar fiéis para evitar aglomerações
Publicado: 7 de outubro de 2020 - Hora: 15:52

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Segup fará translado da Imagem Peregrina...
Segup fará translado da Imagem Peregrina e vai conscientizar fiéis para evitar aglomerações

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apresentou, na manhã desta terça-feira (6), as ações da Operação Círio 2020, que será realizada nos próximos dias 10 e 11 de outubro. O planejamento foi construído especialmente para somar atividades de conscientização e evitar que fiéis se aglomerem nos principais pontos que, em períodos anteriores, costumavam receber um grande público e, assim, impedir que a taxa de contágio do novo coronavírus volte a crescer.

Este ano, a 228ª edição do Círio de Nazaré, uma das maiores procissões religiosas do Brasil, ocorrerá de forma diferente em virtude da pandemia do novo coronavírus. A procissão que reúne em média mais de dois milhões de pessoas nas ruas da capital paraense, no segundo domingo de outubro, contará com uma programação adaptada para evitar a proliferação da Covid-19, priorizando os meios virtuais para a celebração da fé. Este ano, o Círio ocorre no dia 11 de outubro.

“Essa situação que estamos vivenciando, em razão da pandemia, é atípica e isso fez com que mudássemos todo o nosso planejamento que habitualmente girava em torno da necessidade das romarias do Círio. A programação oficial vai ser realizada de portas fechadas nas igrejas, convidando as pessoas a se reunirem com seus familiares em casa. Desta forma, o foco do sistema de segurança para este ano será o de dar cumprimento ao decreto, com o objetivo de evitar a proliferação da Covid-19. Iremos atuar na orientação, evitando que as pessoas se aglomerem, especialmente nos pontos com grande significado religioso e de apelo aos fiéis da Santa”, disse o secretário adjunto de Operações da Segup, em exercício, coronel Alexandre Mascarenhas.

Interdição – A operação contará com a atuação de policiais militares, guardas municipais, Guardas da Santas e militares das Forças Armadas (FAB e Marinha), que construirão o isolamento no entorno da Praça Santuário, próximo a Basílica; em frente ao Colégio Gentil Bittencourt; e na Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha. Possíveis promesseiros e turistas que estiverem nesses locais serão orientados pelos Guardas da Santa, com apoio dos agentes de segurança pública e militares das Forças Armadas, a deixarem o espaço, a fim de evitar aglomeração e possível contaminação da Covid-19.

“O sistema de segurança está plenamente apto e preparado para atuar nas demandas que possam surgir no Círio deste ano. Contamos com um efetivo reforçado e com as unidades de polícia preparadas para agir, caso ocorra alguma eventualidade. É importante reforçar que todos precisam ter consciência e entender que o momento que estamos passando exige prudência e cuidado para evitar uma segunda onda de contaminação da Covid-19. Nosso planejamento está pronto para ser executado, visando a segurança e tranquilidade de todos, fazendo um convite especial para que a população possa professar a sua fé em casa com suas famílias”, reforçou o diretor de Polícia Metropolitana, delegado Daniel Castro.

Ao todo, nove cruzamentos serão interditados com gradis. O acesso à Praça Santuário será interditado a partir das 14h de sábado (10) até às 12h do domingo (11). Na igreja da Sé, o acesso será interrompido a partir das 22h de sábado (10) até às 10h do domingo (11). Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) auxiliarão nas interdições e orientação do trânsito. Haverá, ainda, o apoio da Marinha e Aeronáutica, totalizando um efetivo de 1.639 agentes em mais de 169 viaturas.

Emoção no ar – Enquanto que em solo o distanciamento mínimo deve ser mantido e nenhuma aglomeração é permitida, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Segup, deixará de exercer o seu papel de ostensividade e policial para ajudar a derramar as bênçãos de Nossa Senhora sobre os paraenses. Duas aeronaves serão utilizadas para fazer o traslado da Imagem Peregrina, que sobrevoará os principais hospitais, além de unidades de saúde e postos de atendimento à pacientes com a Covid-19 presentes na Região Metropolitana de Belém.

“As reuniões para a construção de um plano de segurança voltado para o Círio iniciam no começo do ano. Os órgãos de segurança montam um esquema muito criterioso, e nós, da Diretoria da Festa, somos conduzidos pelas orientações e direcionamentos feitos pela segurança do Estado. As recomendações serão cumpridas pela diretoria e esperamos que todos possam ter consciência e acompanhar a programação pelos meios virtuais. Pedimos aos fiéis de Nossa Senhora que possam ficar junto de seus familiares e, este ano, de forma diferenciada, demonstrem sua fé reunidos em seus lares”, salientou o diretor de Procissão da Festa de Nazaré, Mário Tuma.

Fiscalização nos rios

Equipes do Grupamento Fluvial (Gflu), Companhia de Policiamento Fluvial (CIPFlu), Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros farão a fiscalização dos portos de Belém e Icoaraci, a fim de evitar aglomerações, orientando e prevenindo acidentes e eventuais crimes que comprometam a segurança da navegação. Os agentes iniciarão as atividades a partir das 7h do sábado (10) seguindo até às 12h do domingo (11).

“Estamos diante de uma das maiores manifestações de fé católica do mundo, que é o Círio de Nazaré. O Corpo de Bombeiros estará atuando nas ações preventivas, para auxílio os romeiros que se aventurem no trajeto da BR-316, quanto os que estiverem no percurso que seria realizado pela Romaria Fluvial. Nossas equipes de resgate e salvamento já estão preparadas para atuar, caso seja necessário, porém reforçamos o apelo para que a população, este ano, acompanhe o Círio de suas casas”, falou o coordenador Operacional do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Reginaldo Pinheiro.

Pontos de interdição Círio 2020

Local: Colégio Gentil Bittencourt
Horário: A partir de 14h
– Avenida Nazaré com Generalíssimo
– Magalhães Barata até em frente à Delegacia-Geral

Local: Praça Santuário
Horário: 14h sábado (10) às 12h domingo (11)
– Av. Nazaré com a Rua Dom Alberto Ramos (ao lado da Basílica)
– Tv. 14 de Março com a Rua Dom Alberto Ramos
– Rua Dom Alberto Ramos com a Av. Generalíssimo Deodoro
– Av. Gentil Bittencourt

Local: Igreja da Sé
Horário: 22h sábado às 10h domingo
– Rua Padre Champagnat com Praça Dom Pedro I
– Rua Ladeira do Castelo com Rua Siqueira Mendes
– Rua Siqueira Mendes com Rua Padre Champagnat
– Rua Dr. Assis com Tv. Félix Roque
– Tv. Félix Roque com Rua Dr. Malcher

 

 (Segup)

Skip to content