SEGUP apresenta a operação “Verão Seguro 2017”
Publicado: 12 de julho de 2017 - Hora: 09:55

5. SEGUP apresenta a operação “Verão Seguro...
SEGUP apresenta a operação “Verão Seguro 2017”

Foi realizada nesta manhã no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará a coletiva de imprensa que apresentou as ações da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social na operação “Verão Seguro 2017”.

A utilização de Delegacias Móveis de Trânsito e da tecnologia OCR que viabiliza o acesso direto ao banco de dados com informações dos veículos foram algumas das novidades apresentadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), durante a coletiva de imprensa sobre as ações que serão realizadas durante o mês das férias, na capital e no interior do Estado, por meio da operação “Verão Seguro 2017”.

A Relações Institucionais da Vivo Norte, Olenita Paz Barreto, reforça a parceria com a Segurança Pública. “Nós estamos enviando milhares de SMS sociais para os usuários do DDD 91 da operadora Vivo. As mensagens são de instrução para que as pessoas possam entender as orientações das Policias e dos Bombeiros que irão estar em atuação em Salinópolis, para que fiquem atentas nos horários da preamar que podem prejudicar e levar a óbito e outros constrangimentos da população que esteja desfrutando de Salinas”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizará a Operação Veraneio no período de 30 de junho (sexta-feira) a 31 de julho (segunda-feira) e atuará com um total de 878 homens, sendo 662 no serviço de proteção balneária, 65 socorristas nas ações de prevenção nas estradas, 65 condutores de viaturas operacionais e 86 condutores de embarcações (flexboat, Lanchas e jet skin ) que irão atuar em 64 localidades do Estado.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Coronel Zanelli Nascimento reforçou a importância da atenção dos pais nos balneários. “É importante que os banhistas ao chegarem nas praias e balneários, procurem os pontos de apoio dos Bombeiros para registrar e identificar seus filhos com as pulseiras, nós temos um número muito grande de crianças perdidas durante a operação. No segundo momento verificar a condição da maré para o banho, um salva vidas pode informar de como um banhista deve se comportar para evitar um afogamento”.

A operação tem como objetivo a prevenção de sinistros durante a temporada de férias, através da realização de serviços de guarda-vidas e de prevenção em rodovias, com atendimento pré-hospitalar e distribuição de pulseiras de identificação para crianças e distribuição de folders contendo dicas de prevenção de acidentes.

O Coronel André Cunha da Polícia Militar explica sobre o reforço na operação “Verão Seguro 2017”. “Nós queremos aumentar nosso foco na prevenção, em especial no trânsito que infelizmente no período de verão é o que mais tira vidas. É triste vê que as pessoas ainda não atingiram um nível de consciência individual e coletiva de prevenção no trânsito e por esse motivo a força de segurança precisam agir de maneira firme e eficaz para que vidas não sejam perdidas”, afirmou o Coronel.

Por Carlos Yury

Fotos: Sargento Carlos Cesar (Colaboração Carlos Yury)