REGIÃO SUDOESTE DO ESTADO RECEBE PREVENÇÃO DO CBMPA DURANTE A OPERAÇÃO VERÃO
Publicado: 14 de julho de 2021 - Hora: 16:11

5. REGIÃO SUDOESTE DO ESTADO RECEBE PREVENÇÃO...
REGIÃO SUDOESTE DO ESTADO RECEBE PREVENÇÃO DO CBMPA DURANTE A OPERAÇÃO VERÃO

Localizada na região sudoeste do estado e conhecida como “Cidade Pepita” pela intensa atividade de mineração de ouro no Vale do Rio Tapajós, bem como pela grande diversidade de paisagens naturais, tais como as praias que se formam durante a época de seca em agosto e das corredeiras d’água, a cidade de Itaituba tem na beleza do Rio Tapajós um dos principais pontos de lazer e diversão durante o veraneio, mesmo com a cheia dos rios, que esconde as belas praias desses locais paradisíacos.
Neste período um dos programas de lazer favorito das famílias de Itaituba é aproveitar o fim de semana nos balneários ao longo do Tapajós.
Neste sentido o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através do 7º Grupamento Bombeiro Militar (7⁰ GBM/Itaituba) aumenta a prevenção no período da Operação Verão.
No município o 7⁰ GBM é responsável pela prevenção nas praias do Aramanay, do Amor e do Paranamirim, sendo esta a única com prevenção por Guarda-Vidas neste mês de julho – em virtude da cheia do rio não há formação de praia nas outras citadas.
O único acesso à praia do Paranamirim é por via fluvial, a aproximadamente 20 minutos saindo do Porto de Itaituba. No último domingo (12), o tráfego de embarcações foi intenso, principalmente após o horário do almoço e fim da tarde. Os militares ficaram atentos ao uso dos equipamentos de segurança, principalmente do colete salva-vidas.
Como informou o 2º Tenente Gabriel Velasco, Comandante da prevenção, é sempre de extrema importância que a população busque informações junto aos Guarda-vidas em caso de dúvidas sobre o local, para evitar qualquer situação de risco: “estamos realizando a prevenção na praia do Paranamirim neste domingo com aproximadamente seis militares, uma lancha de apoio e uma caminhonete para o transporte, lembrando que o acesso até esta praia se dá somente por via fluvial; buscamos orientar os banhistas com a distribuição dos folders repassados pelo Comando Operacional com dicas de prevenção importantes, a distribuição de pulseiras de identificação às crianças e fiscalização junto aos pilotos das embarcações”.

Apesar de estarem na mesma região, quando estão aparentes, cada praia tem sua peculiaridade, como explicou o Cabo BM Gilson Silva: “no período em que as praias aparecem repassamos aos banhistas os cuidados a serem tomados em cada lugar. Por exemplo: a praia do Paranamirim é uma praia rasa onde o maior cuidado é com as embarcações; no Aramanay, por ser uma praia de tombo, há maior risco de afogamento em virtude das áreas rasas e profundas serem próximas demais; já a praia do Amor, que fica na cidade, é uma praia com uma grande extensão rasa no entanto apresenta regiões com pedras que ocasionam alguns acidentes com os banhistas”. É importante ressaltar as principais ocorrências destes balneários, como pontuou o Soldado BM Jones Almeida: “as principais orientações aos banhistas são quanto a essas valas formadas pelas embarcações e aos pilotos para que mantenham a distância dos banhistas. É feita também a instalação de boias para marcar as áreas onde as embarcações não podem ultrapassar. Nas outras praias são comuns afogamentos, ataques de piranhas e acidentes com objetos perfurocortantes”.
É o CBMPA levando a segurança pública na região sudoeste do estado, em todas as épocas do ano. Vale ressaltar que o município de Itaituba se destaca também por suas belas ilhas ao longo do Rio Tapajós que, por sua vez, nos meses de seca (agosto, setembro e outubro) apresentam-se com águas esverdeadas e cristalinas devido a formação rochosa do fundo do rio – característica encontrada somente nesta região.