REFORMA E AMPLIAÇÃO DO 5º GBM/MARABÁ SÃO ENTREGUES EM CERIMÔNIA PELO CBMPA
Publicado: 25 de outubro de 2021 - Hora: 20:26

5. REFORMA E AMPLIAÇÃO DO 5º GBM/MARABÁ...
REFORMA E AMPLIAÇÃO DO 5º GBM/MARABÁ SÃO ENTREGUES EM CERIMÔNIA PELO CBMPA

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou nesta segunda-feira (25), a entrega da reforma e ampliação das instalações físicas do 5⁰ Grupamento Bombeiro Militar (5º GBM), no município de Marabá, sudeste do estado. A obra representa mais conforto para os Bombeiros Militares que ali atuam. Além disso, foi inaugurado o Polo de Formação Bombeiro Militar In Memoriam “2º Sargento Paulo Ronaldo Batista”, idealizado para qualificação, aperfeiçoamento e instrução dos militares da região.
Presidiu a cerimônia o Excelentíssimo Governador do Estado Helder Barbalho, contando ainda com a presença do Comandante Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel BM Hayman Souza, e staff, além do Secretário de Segurança Pública Ualame Machado e autoridades municipais como o prefeito Sebastião Miranda Filho, os deputados federal Elcione e estadual Chamonzinho, além do secretariado estadual.
O Comandante Geral, em suas palavras, discursou sobre as dificuldades que eram enfrentadas pelo Grupamento antes da reforma e da necessidade da sua ampliação, que deve ser encarada como um investimento na melhoria do bem estar dos militares e da Unidade como um todo. “Essa reinauguração é um marco histórico para o Corpo de Bombeiros porque quem inaugurou esta unidade foi o atual senador Jader Barbalho, na época, governador do estado. E hoje seu filho, na condição de governador, vem realizar a entrega da reforma do Quartel inaugurado por seu pai. Isso para nós é de grande valia, e com isso, vai fazer também com que nossa tropa se sinta satisfeita e privilegiada”, pontuou.
Em sua fala o Governador destacou a importância das obras para garantir melhores condições de trabalho ao Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e, por conseguinte, o reflexo na prestação de serviço à comunidade. “Festejar os investimentos que aqui foram feitos da ordem de mais de R$ 700 mil nesta estrutura, entregue na época pelo então governador, Jader Barbalho em 1993. Hoje possa estar sendo reestruturada e adaptada aos dias atuais. Também festejar a chegada desta plataforma que pela primeira vez teremos uma estrutura fixa em Marabá para atender a casos de incêndio e com isto prestar o serviço com maior qualidade para o nosso Corpo de Bombeiros Militar e para a sociedade em Marabá”, enfatizou o chefe do poder Executivo estadual.

Homenagem Póstuma– Durante a cerimônia, foi inaugurado o Polo de Formação Bombeiro Militar 2º Sargento BM Paulo Ronaldo Batista, cujo nome refere-se ao bombeiro de trajetória ilibada na carreira militar e atuação na unidade, falecido em 2018.
Na oportunidade o Governador do estado entregou aos familiares do homenageado, de forma simbólica uma réplica em miniatura da placa de inauguração do polo de formação. O prédio é composto por duas salas de aulas, alojamentos e banheiros para atender e dar suporte aos alunos em curso, e seu nome presta homenagem ao Sargento que atuou de forma exemplar na Unidade, sendo referência a seus pares e subordinados.
Biografia do homenageado – O 2º Sargento Paulo Ronaldo Batista, atuou brilhantemente grande parte nesta unidade, ingressou nas fileiras do CBMPA através do Curso de Formação de Soldados (CFSD/1994), realizado no então 2° Sub Grupamento de Incêndio (2ºSGI/Marabá), em sua qualificação podemos citar o curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Curso de Combate a Incêndio Florestal na Amazônia (CCIFA), entre outros. Chegou à graduação de 3º sargento em 2012, e 2º sargento em 2016, sua última graduação na carreira militar. Seu trabalho contribuiu imensamente para o crescimento da corporação.

O 5º GBM/ Marabá – Com atuação estratégica no combate a incêndios urbanos e florestais e atendimento emergencial e de Defesa Civil durante o período das cheias do rio Tocantins, o 5° Grupamento Bombeiro Militar (GBM), em Marabá, recebeu obras de infraestrutura. Nas obras de reforma e ampliação foram destinados, por meio do Fundo de Investimento de Segurança Pública (FISP) o valor de R$ 721.898,18. Onde foram realizados serviços de pintura, reforma de instalações elétrica e hidráulica de todo o complexo.
Plataforma em Altura – O município de Marabá é o primeiro do interior do Estado, a receber uma viatura auto plataforma mecânica (APM – 04), com alcance de 20 metros de altura ao grupamento, auxiliando no suporte a operações de salvamento em altura e combate a incêndios urbanos sendo também o primeiro a ter um trem de socorro com todas as viaturas de resgate, salvamento e combate a incêndio, para um melhor atendimento da população do município e região.

Texto: 3º Sargento BM Barreto

Fotos: Subtenente BM RR Washington