Quartel do 27° GBM completa 16 anos de serviços prestados à sociedade
Publicado: 12 de abril de 2018 - Hora: 17:26

5. Quartel do 27° GBM completa 16...
Quartel do 27° GBM completa 16 anos de serviços prestados à sociedade

O quartel do 27° Grupamento de Bombeiros Militar – Mangueirão completou hoje (12), dezesseis anos de serviços prestados à sociedade, com grandes histórias para contar e se orgulhar de várias vidas que foram salvas.

Para comemorar seu aniversário o quartel realizou uma programação durante a semana para atender a comunidade do Mangueirão. Na sexta-feira (06), ocorreu a doação de sangue no Hemopa, terça-feira (10), a comunidade do Pantanal recebeu 100 kit gás e orientação sobre acidentes domiciliares, ontem (11) o quartel realizou ações de cidadania voltadas para comunidade e emissão de 100 cédulas de identidades.

“Com essa semana de ações de cidadania voltadas à comunidade conseguimos fortalecer os laços com a população que faz parte das proximidades do nosso quartel. Estamos trabalhando no projeto de implantação do Programa Escola da Vida para alcançar as crianças da comunidade ao redor e fortalecer ainda mais os vínculos com a população”, ressalta a major Gabriela Contente, subcomandante do 27° GBM.

“A cada Unidade que é aberta representa um atendimento maior a população, um servir maior. A comunidade precisa muito da corporação e as palavras são de agradecimento aos militares, que todo dia se esforçam e fazem com que esse quartel possa cumprir com sua missão de “Vidas alheias, riquezas salvar””, ressalta o comandante geral e coordenador estadual em exercício, coronel Augusto Lima.

A solenidade contou com a presença de autoridades entre militares e civis, líderes comunitários, colaboradores e a participação do grupo de dança de carimbó da comunidade. Cerca de 30 certificados “Amigos do 27° GBM” foram entregues para as personalidade que fizeram parte da história do quartel.

História – Fundado em 2002, como 5ª Seção de Bombeiros Militar Independente – 5ª BM/Mangueirão, localizado na Rod. Trans. Mangueirão no bairro do Mangueirão às proximidades do Estádio Olímpico Edgar Proença (Mangueirão) fazendo parte de um complexo integrado de Segurança Pública que comporta os seguintes órgãos: Centro de Perícias Científica Renato Chaves e Quartel da Cavalaria da PMPA. Atualmente o quartel conta cerca de trinta militares e atende sete bairros (Mangueirão, Castanheira, Marambaia, Una, Cabanagem, Parque Verde e Benguí) da capital paraense.

Com 28 anos de serviços, o sargento Bezerra da Silva está presente no 27° GBM desde sua criação, junto com os sargentos Sá e Nunes. “Houve uma época muito difícil aqui que queriam fechar o quartel, mas a comunidade não deixou, graças a Deus fomos reconhecidos, sou da primeira turma de 90, devo muito a corporação e tenho orgulho de estar aqui durante os dezesseis anos da unidade”, pontuou o sargento Bezerra.

O tenente coronel Charlyston Wytting se despede do comando do  quartel, o qual exercerá nova função no CBM. “Me sinto extremamente gratificado em ter comandado a unidade do Mangueirão, procuramos sempre trabalhar em prol da nossa tropa, eles reconheceram isso e o fruto desse trabalho é um melhor atendimento nas ocorrências à sociedade”, mencionou o ex comandante do 27° GBM o qual passará as funções ao tenente coronel André Nobre.

Por Ascom CBMPA

Fotos: Carlos Yury