Projeto Bombeiros da Vida apresenta balanço do mês de março
Publicado: 17 de abril de 2018 - Hora: 13:27

5. Projeto Bombeiros da Vida apresenta balanço...
Projeto Bombeiros da Vida apresenta balanço do mês de março

O Projeto Bombeiros da Vida surgiu com o objetivo de aumentar e complementar a coleta de leite humano. Implantado em 2002, em Belém, através de uma parceria entre o Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa do Pará (FSCMPA) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O Projeto participa diretamente de atividades como: sensibilização das puérperas, cadastramento de doadoras, coleta domiciliar de leite doado, divulgação em escolas, empresas, eventos e postos de saúde, entre outros, com a finalidade de apoiar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida, e estimular a doação de leite humano no Estado.

São realizadas diariamente, contato telefônico com as doadoras, organização das rotas por bairros para a realização da coleta domiciliar, visitas domiciliares e registro do leite doado, para posterior controle de qualidade. Por dia, cerca de 70 atendimentos domiciliares são realizados, com orientação das mães quanto à ordenha e armazenamento adequado do leite que será doado, assim como é oferecido apoio em dificuldades que possam ter ao amamentar.

Balanço: O Projeto Bombeiros da Vida realizou no mês de março 550 visitas e coletou 158,590 de ml de leite humano, recebeu 295 doações de vidros. Atualmente tem 222 mães cadastradas no Projeto. Atividades essas, que diminuem mortes na UTI neonatal e enobrece o lema “Vidas alheias, riquezas salvar”.

Para doar é preciso se cadastrar no banco de leite direto na Santa Casa ou pelos sites da Santa Casa (www.santacasa.pa.gov.br) e do Corpo de Bombeiros (www.bombeiros.pa.gov.br). Também é possível fazer o cadastro pelos números 4009-2312 ou 4009-0375.

Por Ascom CBMPA