Programa Escola da Vida do Corpo de Bombeiros tem nova coordenadora
Publicado: 23 de janeiro de 2020 - Hora: 13:57

5. Programa Escola da Vida do Corpo...
Programa Escola da Vida do Corpo de Bombeiros tem nova coordenadora

A Capitã Patrícia Fonseca assumiu a Coordenadoria Adjunta do Programa Escola da Vida, programa social do Corpo de Bombeiros Militar do Pará que visa a responsabilidade e ações socioeducativas a crianças e adolescentes da região metropolitana de Belém e interior do Estado, incentivando a cultura de paz, além de um espaço que assegura a construção e promoção da cidadania. O PEV, como é conhecido, existe há 26 anos e atende cerca de 3.200 alunos espalhados em 26 pólos que ficam em Grupamentos do CBMPA.

A Coordenadora Adjunta do Programa Escola da Vida também exerce a função de Subcomandante do 27º Grupamento Bombeiro Militar, localizado no Mangueirão, que possui em sua Unidade Operacional o PEV, desenvolvido na Associação dos Moradores de Catalina – ASMOC em uma parceria do Corpo de Bombeiros com a comunidade. Ao aceitar o convite do Comandante Geral do CBMPA e Coordenador do programa, Coronel Hayman Souza, ela está tendo a oportunidade de estar a frente do PEV em todo Estado e poder dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela Corporação.

“Já trabalhei na área de vistorias técnicas e recentemente fui transferida ao quartel do Mangueirão. Ao receber o convite para integrar a equipe do PEV, me senti honrada, pois vai somar com as experiências obtidas ao longo da minha carreira, além de ser um programa que sempre acreditei desde a minha infância. O processo de dar oportunidade a crianças em um espaço de construção social, trazê-las para um local onde elas vão ser instruídas, cuidadas, proporciona uma nova visão de mundo. Agora, assumindo o projeto, vou enfrentar um desafio no qual eu sempre quis participar, pois tem muitos polos, muitas crianças, muitas famílias envolvidas, que gera uma responsabilidade em nossas mãos.” disse a Capitã.

O planejamento para este ano já está sendo feito, e a Capitã enfatiza que em seu comando, vai dar continuidade a parcerias para que as crianças tenham mais atenção com relação a instruções, alimentação, espaço físico para educação social, além de visitas institucionais e de recreação para os alunos do Programa.

HISTÓRICO – O Programa Social Escola da Vida foi implantado no Corpo de Bombeiros, no dia 1° de Abril do ano de 1993, com 20 alunos, no quartel do 1º Grupamento de incêndio, hoje com a nomenclatura de 1º Grupamento Bombeiro Militar (1º GBM), localizado no bairro da Cremação, que pelo sucesso alcançado houve a necessidade de se expandir para um quantitativo de 100 alunos. A notícia se espalhou rapidamente nos quartéis do Corpo de Bombeiros e logo foi copiado por outras unidades do interior do Estado, tais como: 2° GBM/ Castanhal, 3°GBM/ Ananindeua, 4°GBM/ Santarém e 15°GBM/ Abaetetuba.

O Programa, além de instruções de ética e cidadania, arrecada várias histórias sociais desenvolvidas pelos alunos, como salvamento, projetos para comunidades, premiações em concursos, resgates pelos polos dos quartéis, onde muitos foram fatos relevantes nos jornais, como caso dos três alunos do Quartel do Comando Geral que salvaram um jovem de tentativa de suicídio na passarela que corta a avenida Júlio César. Verdadeiro resultados resultados do dever para com a sociedade que o Programa possibilita acontecer.

Polos: Belém/Val-de-cans, Mangueirão, Cremação, Ananindeua, Icoaraci, Outeiro, Marituba, Mosqueiro, Castanhal, Santarém, Marabá, Tucuruí, Breves, Curralinho, Santa Izabel, Salinas, Tailândia, Abaetetuba, Vigia, Salvaterra, Capanema, Cametá, São Miguel do Guamá, Moju, Paragominas e Ponta de Pedras.

Então, o Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, de acordo com o lema “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”, vem exercendo o Programa Escola da Vida, que ao longo desses 26 anos de existência, proporciona às crianças e adolescentes, oportunidades de uma vida mais digna e cidadã, operacionalizando atividades para um público que muitas vezes se encontra sem a garantia de seus direitos básicos, necessários ao desenvolvimento pessoal e social.

As inscrições para o ano de 2020 vão iniciar na primeira quinzena de Fevereiro, no site do CBMPA. Para mais informações, acesse o link: https://www.bombeiros.pa.gov.br/programa-escola-da-vida/