PROGRAMA ESCOLA DA VIDA DE CURRALINHO VISITA O COMANDO GERAL E PARTICIPA DA OPERAÇÃO VERÃO 2019
Publicado: 31 de julho de 2019 - Hora: 15:39

5. PROGRAMA ESCOLA DA VIDA DE CURRALINHO...

Na tarde desta terça-feira (30), O Comando Geral recebeu uma visita mais que especial: cerca de 50 alunos do Programa Escola da Vida, pólo município de Curralinho, na Ilha do Marajó, vieram para apoiar a finalização da Operação Verão 2019. Os alunos desembarcaram no porto de Belém na última sexta-feira, após mais de dez horas de viagem. Foram recepcionados pelo Corpo de Bombeiros de Santa Izabel, que os levaram até o quartel da cidade, onde foram recebidos com uma bela cerimônia. Posteriormente, foram ao município de Salinópolis para a realização das atividades socioeducativas da Operação Verão.

O Programa Escola da Vida está participando da campanha educativa com a entrega de panfletos e orientações em várias praias e balneários do estado. Em salinas, o PEV de Curralinho, junto a outros pólos, participaram da ação. A monitora Fabíola Santos, de 14 anos, mais antiga do grupo, ressaltou que muitos alunos de Curralinho nunca tinham saído da sua cidade, e já na primeira viagem realizaram esta missão tão importante “ É algo novo para todos nós que participamos do PEV, visto que em Curralinho os alunos conhecem só o rio, e ir para Salinas explorar o mar é uma missão única”. Para Isabele Garcia, de 9 anos, tudo isso está sendo parte do seu sonho, “Eu sou muito feliz por fazer parte do programa escola da vida, lá tenho uma família enorme e aprendo coisas novas todos os dias. Meu sonho é ser Bombeira e aqui já me sinto perto disso”.

De volta para Belém nesta terça-feira, o Comando Geral foi a última parada. O Tenente Coronel Rocha, coordenador adjunto do Programa Escola da Vida, os recebeu e apresentou o quartel, as viaturas e parte da corporação. Para o Coronel, essa experiência foi um fator positivo, veio para ficar e despertou coisas boas nos visitantes, na corporação e também de outros pólos, “O projeto político pedagógico estabelecido no programa requer esse tipo de atividade. A Escola da Vida é a maior prevenção em cuidar das crianças e adolescentes, e o maior tesouro que um pai pode dar para seu filho; e a instituição pode dar isso para a sociedade.” O Subcomandante Geral Coronel Alexandre, também esteve presente e conversou com o grupo e os parabenizou pela bela iniciativa de inclusão social.

Fabíola ainda destacou “Nós, alunos, somos multiplicadores do bem, gostamos de ensinar e aprender. Nossa missão é ajudar jovens que necessitam de ajuda para ser alguém na vida. Estamos honrados de conhecer o comando geral, é um sonho realizado. Tudo isso vai ficar marcado na minha vida”. O pólo de Curralinho é o primeiro da ilha do marajó a participar da Operação Verão em Belém, na área metropolitana e interior. Para o Sargento Carneiro, coordenador do pólo na ilha, essa é uma grande conquista, mesmo com todas as dificuldades o objetivo vem sendo feito, que é dar um sentido de carreira para esses jovens “Somos o único pólo da PEV que funciona sem uma Unidade Militar, criado por nós mesmos desde 2015 e com o apoio do Corpo de Bombeiros e a Prefeitura do Município, mantemos o projeto e ensinamos para esses jovens respeito e cidadania. Essa visita ao comando geral vai ficar marcada na vida de cada um deles, sendo uma oportunidade única. Atravessamos duas baías, mas os alunos ainda mantém o mesmo entusiasmo. Só tenho orgulho!”