Primeiro dia das Olimpíadas Bombeiro Militar é realizado no estádio Mangueirão
Publicado: 12 de julho de 2017 - Hora: 09:01

5. Primeiro dia das Olimpíadas Bombeiro Militar...
Primeiro dia das Olimpíadas Bombeiro Militar é realizado no estádio Mangueirão

Começou na manhã desta quarta feira, 21, as Olimpíadas do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O primeiro dia provas foi realizado no Estádio Olímpico Mangueirão, sendo a primeira Olimpíada Bombeiro Militar da Região metropolitana.

Combate a incêndio e Salvamento terrestre/altura foram as provas realizadas pelas 8 unidades Bombeiro Militar participantes: 1ºGBM, 3ºGBM, 21ºGBM, 26º GBM – Icoaraci, QCG, 1ºGBS, 1º GMAF e 27° GBM – Mangueirão.

A guarnição representando cada quartel foi composta por sete Bombeiros, sendo cinco titulares e dois reservas. Durante a execução das atividades, os participantes tiveram que realizar um circuito na área de atletismo do estádio, seguindo as regras para cada etapa e buscando finalizar com o menor tempo.

Na prova de Combate a incêndio, foi necessário carregar a mangueira até o ponto 2 onde a atividade era se equipar com roupa de aproximação completa, em seguida os militares deveriam colocar as máscaras e oxigênio e se direcionar  para a simulação de “arrombamento”, finalizando com o Bomba Armar.

Durante a realização da prova de Salvamento terrestre/altura, cinco bombeiros de cada equipe, participaram sendo necessário se equipar com roupa de Combate, oxigênio e realizar simulação de resgate em espaço confinado com a retirada de uma vítima da galeria, imobilizado na maca. Localizar a vitima, Imobilizar e fazer a  montagem do tripé, foram as principais características desta etapa.

O Coronel Alexandre Costa é um dos organizadores das Olimpíadas e comentou sobre a importância do evento para os bombeiros. “Esse evento é um indicador onde podemos observar como esta sendo realizado os procedimentos e técnicas bombeiro militar, e a partir disso avaliar nossas condições, e o preparo com técnicas mais contemporâneas para melhorar o atendimento à sociedade.” Comentou o Coronel.

O objetivo das Olimpíadas CBMPA é cultivar as atividades esportivas, trabalhar a preparação física, intelectual e o constante treinamento da tropa. Esse evento faz parte da semana de prevenção que se iniciou a partir de hoje, 21 de junho.

Esses eventos são realizados tradicionalmente na semana que antecede o aniversário do Corpo de Bombeiros (Nacional e Paraense), com atividades voltadas para o público interno e comunidade.

O segundo dia de provas será realizado amanhã, 22, com as provas de Salvamento aquático na Praia Grande do Outeiro.

Por Eduardo Monteiro

Fotos: Sgt Carlos e Carlos Yury