Praias com reforço de guarda vidas nesta virada de ano
Publicado: 30 de dezembro de 2017 - Hora: 19:18

5. Praias com reforço de guarda vidas...
Praias com reforço de guarda vidas nesta virada de ano

O Corpo de Bombeiros está atuando em ações de prevenção e combate a incêndios, de busca e salvamento, além de atendimento pré-hospitalar durante a “Operação Réveillon”. E, também reforça o trabalho preventivo nas praias e proteção nos balneários com a presença de guarda-vidas em Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, assim como no município de Salinópolis (Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina), Algodoal, Marudá e Crispim. Nas estradas os bombeiros estão nos municípios de Santa Maria e Santa Luzia.

Pela manhã de hoje, 30, os bombeiros militares estiveram presentes em 13 praias de Mosqueiro realizando trabalhos preventivos, orientações aos banhistas e atendimentos pré hospitalares.

Neste último final de semana do ano, os serviços são reforçados para as festividades da virada de ano com o objetivo de dar segurança e tranquilidade para a população.

O capitão Marco Leão comentou que o serviço de guarda-vidas nas praias está voltado a prevenção com o foco de garantir a segurança dos banhistas. “O serviço preventivo de orientação ajuda a reduzir a ação direta dos guarda vidas nas 13 praias de mosqueiro, registrando ainda, que o maior número de ocorrências está sendo por parte dos socorristas com pequenos atendimentos de ferimentos oriundos de animais marinhos”.

Por volta das 12h00 o Arthur Brito de 14 anos foi atendido na praia do Farol devido à um com acidente com animal marinhos, o mesmo estava com responsável que mostrou satisfação pelo bom serviço e atendimento dos guarda-vidas e socorristas nas praias. O adolescente foi atendido por bombeiros devido à ferrada de bagre, bem comum em região de água doce, logo após o curativo, foi liberado sem gravidades, e orientados a procurarem um posto de saúde.

“Neste último final de semana do ano, nós reforçamos a segurança nas praias e balneários afim de conscientizar os banhistas a desenvolver mais a atenção. Todos os comandantes de praias estão intensificando o trabalho de orientação, assim como, o serviço com as embarcações”, afirmou o supervisor de praia tenente coronel Helton Morais.

A “Operação Réveillon” iníciou no dia 29 de dezembro e vai até o dia 01 de janeiro de 2018. O CBMPA enfatiza que é necessário seguir as dicas de segurança para garantir tranquilidade e aproveitar as festividades de forma segura.

Algumas dicas para garantir a sua segurança em praias e balneários:

– Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente. É importante você tomar banho em locais rasos e sem correnteza.

– Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193. Evite tentar pegar objetos como bolas ou pipas que estejam sendo levados pela correnteza e fora do seu alcance.

– Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou chamar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso).

– Evite se aproximar de costões. Ao caminhar sobre as pedras destes ambientes, observe antes se uma onda não poderá atingi-lo e jogá-lo no mar.

– Se você é pai não faça uso de bebidas alcoólicas, crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista. Nunca nade após ingerir bebidas alcoólicas, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio.

Por Ascom CBMPA

Fotos: Sargento Carlos César