Política de valorização garante promoções de militares do CBMPA
Publicado: 25 de setembro de 2017 - Hora: 13:17

5. Política de valorização garante promoções de...
Política de valorização garante promoções de militares do CBMPA

Os militares do Estado têm muito a comemorar no dia do aniversário da Polícia Militar, que faz 199 anos nesta segunda-feira, 25. A política do governo de valorização do servidor público vem garantindo, ao longo dos anos, a promoção de praças e oficiais do Corpo de Bombeiros e também da PM. Mais do que aumento de salário, para o militar a ascensão profissional representa o reconhecimento pelo trabalho executado na segurança pública a serviço da população.

No Corpo de Bombeiros, a valorização do militar é constante. Nos últimos três anos, foram 1.879 promoções, 1.669 de praças e 210 de oficiais. “Considerando que nosso efetivo total é composto por 3.186 bombeiros militares, isso implica dizer que mais de 60% do nosso quadro funcional foi promovido nesta gestão”, destaca o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Zanelli Nascimento. Assim como na PM, as promoções nos Bombeiros ocorrem duas vezes ao ano, em abril e setembro.

Foi promovido no último decreto, publicado no Diário Oficial de (18/09) o período demonstra a conquista de mais um degrau alcançado em suas profissões. E, como tradição, após cada promoção foi realizado o tradicional batismo aos promovidos. A condecoração do Corpo de Bombeiro irá acontecer no dia 24 de novembro, data em que se comemora o dia do Bombeiro Paraense.

“Não são todos os Estados que promovem seus militares. Essa é uma prerrogativa do governador. O Pará mantém essa diretriz porque trabalha com a política de valorização do servidor. Quem ganha com isso, além do militar, é a população. Militares motivados prestam melhor serviço na área de segurança pública”, avalia o comandante geral dos Bombeiros, salientando que a progressão funcional também representa mais qualidade de vida ao servidor e sua família. “As equipes de planejamento do Estado analisam a situação financeira do governo e dizem até onde podemos promover nossos militares. Até porque essa ascensão profissional gera um impacto significativo na folha de pagamento”, explica.

Quem recebe a progressão funcional nesta segunda-feira, 25, e muda de patente é o capitão Arthur Arteaga, 33 anos. Integrante da primeira turma de oficiais dos Bombeiros formada no Estado, ele ingressou na corporação em 2004. Sempre serviu na região metropolitana de Belém, onde já testemunhou fatos históricos. A primeira ocorrência da qual participou foi um incêndio na fábrica da Ortobom na BR-316, em Ananindeua, poucos meses depois de integrar a corporação. Ele também esteve no atendimento às vítimas do desabamento do edifício Real Class, em 2011, em Belém.

Hoje atuando como subcomandante do 21º Grupamento Bombeiro Militar, Arteaga atua com senso do dever de atender a população. A promoção, para ele, além do reconhecimento pelo trabalho, significa mais responsabilidade e dedicação. “Quando assumimos uma patente maior, devemos estar prontos para cumprir as tarefas que se apresentarem. Sem dúvida ser promovido é motivo de alegria, porque é uma motivação a mais, ms traz também uma série de reflexões. Temos de olhar sempre para trás e perguntar se demos o nosso melhor. Só assim a promoção faz sentido”, diz Arthur, que a partir desta segunda passa a ser major bombeiro.

Por Ascom CBMPA (colaboração Luiz Carlos Santos, Agência Pará)