Passagem de Comando do 21°GBM/Comércio
Publicado: 28 de fevereiro de 2019 - Hora: 20:00

5. Passagem de Comando do 21°GBM/Comércio
Passagem de Comando do 21°GBM/Comércio

No dia 28 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de transmissão do cargo de Comandante do 21° Grupamento Bombeiro Militar, localizado no bairro do Comércio em Belém. Deixa o cargo de comandante da unidade o TCel QOBM Jorge Edisio de Castro Teixeira e assume o comando o TCel QOBM Rabelo.

Historicamente, o quartel do 21°GBM possui uma importância simbólica  muito grande para o CBMPA. Segundo Menezes (2007), dividiam o mesmo terreno várias Unidades importantes da corporação. O Terreno foi adquirido em 30 de julho de 1898 e até 2004 funcionou o Quartel do Comando Geral (QCG) e a partir de 2005, funcionaram o Comando Operacional (COP), o Grupamento de Socorro e Emergência e o Núcleo de Operações com Produtos Perigosos (GSE/NOPP), além do 7º Subgrupamento Bombeiro Militar (7º SGBM – Comércio).

Em 1948 foi construído do muro no terreno contíguo ao Quartel, fazendo ângulo com a rua 16 de Novembro, e do pavilhão com dois pavimentos, sendo a parte superior destinada ao alojamento das Praças e a térrea para a instalação de oficinas, com um dique para lavagem e lubrificação das viaturas. No local onde hoje está instalado o 21º Grupamento Bombeiro Militar. (MENEZES, 2007).

Presença de Autoridades

No evento, esteve presente o  Subcomandante Geral do CBMPA, o Coronel QOBM  Alexandre Costa do Nascimento, que recebeu as honras regulamentares e foi apresentado a tropa pela Major QOBM Girlene.

Despedida do Comandante Substituído

“As minhas palavras são de agradecimento ao efetivo, esse grupamento sabe da dificuldade que foi comandar essa unidade por 3 anos. Muito me honra ter servido com os senhores, aprendi a sorri no momento que era para chorar, aprendi a ser feliz, quando o momento era para ser infeliz, aprendi a continuar quando o momento era para parar” disse  TCel QOBM Jorge Edisio de Castro Teixeira

O Novo Comandante

Ao assumir o cargo de Comandante do 21°Grupamento Bombeiro Militar (Comércio/Belém) do CBMPA, o Tenente Coronel BM Rabelo, exercia a função de Subcomandante do Comando Operacional do CBMPA. “Quando eu cheguei aqui nesse prédio do antigo comando geral, foi como viajar no tempo. Lembrei de quando eu entrei com aspirante e montei o meu primeiro serviço no dia 24 de dezembro”disse o Tenente Coronel BM Rabelo relembrando os momentos vividos no quartel.

“Tenham certeza de que este comandante sempre estará com os senhores. Estaremos juntos nas dificuldade ou em momentos de comemoração” disse o novo comandante do 21° GBM, que ainda  fez questão de reafirmar o compromisso de trazer recursos para a realização da reforma do quartel, que irá proporcionar melhores condições de trabalho ao efetivo.

Por: Carla Renata Cruz

Fotos: Sub Ten RR Washington