Parceria entre IOE, Pro Paz e CBMPA implanta Espaço de Leitura no 4º GBM em Santarém
Publicado: 26 de maio de 2017 - Hora: 09:53

5. Parceria entre IOE, Pro Paz e...

Uma solenidade ocorrida na manhã deste 24 de maio no quartel do 4º GBM em Santarém marcou a inauguração do Espaço de Leitura do projeto Livro Solidário, que é uma iniciativa do Governo do Pará, através da parceria com a Fundação Pro Paz e o Corpo de Bombeiros Militar, coordenada pela Imprensa Oficial do Estado – IOE, e destinado às crianças atendidas pelo Programa Escola da Vida – PEV.

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares do Município e Santarém, dos familiares dos alunos do Programa Escola da Vida e a comunidade em geral, além da presença do Sr. Jorge Bittencourt – presidente da Fundação Pro Paz, do Sr. Cláudio Rocha – presidente da IOE e do Tenente-Coronel Cláudio – Comandante do 4º GBM, que firmaram e oficializaram a parceria do projeto.

A implantação do espaço em Santarém é uma somatória de esforços conjuntos entre a IOE, Pro Paz e CBMPA, sendo a primeira iniciativa fora da Região Metropolitana de Belém que promoveu a revitalização do espaço e, consequente, a utilização como biblioteca, propiciando a proteção de crianças e adolescentes em sua plenitude, com a finalidade de mobilizar , sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar de movimentos que reduzam a exposição desses grupos à situação de vulnerabilidade social.

Com a revitalização, cerca de 400 títulos, equipamentos e itens de caracterização agora fazem parte do acervo da biblioteca do projeto, bem como a parceria firmada entre os órgãos envolvidos dá origem também às atividades esportivas e culturais do PEV, através da Fundação Pro Paz.

Para os presentes, a coordenação do PEV e seus colaboradores prepararam uma programação especial, com homenagens, apresentações culturais, demonstração de prevenção e combate a incêndios e procedimentos de APH com a atuação dos alunos da Escola da Vida.

“Todo e qualquer esforço voltado à leitura, que estimula nossas crianças é muito importante para o seu desenvolvimento cultural e cognitivo, além das atividades que já são desenvolvidas no PEV” – destacou o TenCel Cláudio, Comandante do 4º GBM, sobre do projeto Livro Solidário.

A Biblioteca do projeto Livro Solidário está localizada no quartel do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, situado na Travessa Dom Frederico Costa, nº 647, bairro Prainha, município de Santarém.

Por 5ª Seção do 4º GBM