PARÁ SEDIA VIII REUNIÃO DO COMITÊ DE PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA LEGAL
Publicado: 8 de novembro de 2018 - Hora: 09:43

5. PARÁ SEDIA VIII REUNIÃO DO COMITÊ...
PARÁ SEDIA VIII REUNIÃO DO COMITÊ DE PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA LEGAL

As mudanças climáticas estão se acentuando a cada ano, o clima não é mais o mesmo há tempos. Sutis mudanças na temperatura vem sendo notada a cada mudança de estação. Na Região Norte, mais especialmente na Amazônia Legal o tempo quente vem aumentando o número de queimadas na floresta amazônica.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou mais de oito mil focos de incêndios e
queimadas no Brasil, isso só no primeiro semestre de 2018. Deste número, 51% estão concentrados na região da floresta amazônica.

Um dado interessante e assustador se refere ao estado de Roraima que registrou 1.932 focos neste ano, 4 vezes mais que o mesmo período em 2017. Infelizmente a tendência é um aumento gradativo destas ocorrências. Estima-se que este número venha a quadriplicar com a chegada do período mais seco do ano, em que a vegetação seca fica mais propícia para a geração e propagação do fogo.

Algumas entidades públicas estão sempre presentes no combate a estes incêndios ajudando na conservação e preservação do meio ambiente. Os corpos de bombeiros dos nove estados que compõe a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima e Rondônia) formam o Comitê de Proteção da Amazônia Legal (COPAL), que desde 2016 vem se mobilizando para promover ações de monitoramento, preservação, prevenção, conservação e proteção do Bioma Amazônico, participando da formulação, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes relacionadas a atividade de bombeiros e defesa civil.

E, em comemoração aos 136 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, no dia 13 de novembro acontecerá a VIII reunião do COPAL com a presença dos Comandantes Gerais da Região Norte, além dos Comandantes Gerais dos Estados do Maranhão e Mato Grosso, de estudantes e pesquisadores da área de proteção ambiental que participarão do “Fórum em Gerenciamento de Desastres, Boas Práticas e Soluções Tecnológicas”, que acontecerá no auditório da Superintendência
do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), em Belém.  A entrada é franca e pode ser reservada pelo telefone (91) 98133-9336 ou pelo e-mail: dac.cedecpa@gmail.com.

Publicado por Mônica Alexandra Assunção

Texto: Jean Correa – CEDEC