Operação Verão 2019: Domingo de prevenção do Corpo de Bombeiros em Salinas
Publicado: 28 de julho de 2019 - Hora: 20:00

5. Operação Verão 2019: Domingo de prevenção...
Operação Verão 2019: Domingo de prevenção do Corpo de Bombeiros em Salinas

Neste domingo (27), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) atuaram na prevenção das praias de Salinópolis com guarda-vidas nas praias do Atalaia, Corvina, Maçarico, Farol Velho e ainda em Pirabas. O serviço começou ainda de madrugada, por volta das 4 horas da manhã, quando equipes da Defesa Civil se empenharam em orientar e distribuir pulseiras de identificação para as crianças que chegavam à praia em ônibus de piqueniques, pois foi registrado um grande fluxo de automóveis tanto no estacionamento oficial da praia do Atalaia quanto nas ruas próximas ao lago da Coca-Cola.

Em virtude da maré baixa e do calor intenso, o Lago da coca-cola foi o local escolhido para os banhistas se refrescarem, gerando uma grande concentração de pessoas e atenção redobrada dos bombeiros na área. Para aqueles veranistas que queriam o sol, a pedida foi aproveitar e passear na faixa de areia extensa, no entanto, o cuidado e as advertências ao público foram outras: os fortes ventos levaram os adolescentes e adultos a fazerem a utilização de pipas. Apesar de toda a campanha quanto ao uso do cerol em linhas (mistura cortante de vidro moído e cola que se passa na linha com que se empinam as pipas), algumas pessoas insistiram em fazer uso do material, que pode causar acidentes a terceiros.

O número de crianças perdidas pelos seus responsáveis também chamava atenção de quem passava nas barracas dos bombeiros, e apesar do empenho dos militares neste processo de conscientização social através de orientações verbais, panfletagem e identificação de pulseirinhas, o índice registrado ainda foi alto e lamentável de se apontar. O Capitão Moura comentou que o domingo de trabalho nas praias foi muito dinâmico, com ocorrências diversificadas, o que exigiu das equipes muito empenho e atenção redobrada. O Programa Escola da Vida (PEV) do CBMPA, deu continuidade com atividades socioeducativas para o grande público que estava aproveitando o dia naquele local.

Fotos: Cabo Barreto / Cabo Camilo