OPERAÇÃO TERPAZ: BOMBEIROS ATUAM EM AÇÕES DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS EM MARITUBA
Publicado: 8 de fevereiro de 2020 - Hora: 13:47

OPERAÇÃO TERPAZ: BOMBEIROS ATUAM EM AÇÕES DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS EM MARITUBA

Na última quinta-feira (06), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através do 25° Grupamento Bombeiro Militar/Marituba, participou das ações de prevenção promovidas pelo Programa Territórios pela Paz – TerPaz, do Governo do Estado. A ação ocorreu no bairro União, orientando os moradores sobre as medidas básicas de prevenção de acidentes domésticos, assim como mitigar os mesmos.
Os temas dos quais houveram orientações, foram sobre acidentes dómesticos que ocorrem com mais frequência nas residencias, como vazamentos de gás de cozinha, queimaduras de 1° grau, engasgamento das vias aéreas e acidentes por animais peçonhentos.
Na Passagem Natal, uma das orientações passadas aos moradores das casas foi informar sobre os procedimentos a serem tomados na troca da mangueira e válvula do botijão de gás para evitar vazamentos, assim como verificar a data de validade destes, identificar na troca do botijão se há alguma irregularidade no mesmo como amassados, assim como verificar se há o selo do INMETRO
Outro assunto abordado foram sobre as medidas tomadas em caso de queimaduras do 1° grau, que ainda há o mito de colocar café, creme dental e até manteiga, no entanto foi orientado para que colocasse somente água corrente da torneira no local lesionado.
Sobre as medidas prevencionais, foi orientado os cuidados a serem tomados quando os moradores sairem e não ficar ninguem na casa. Uma dos cuidados observados é retirada da tomada dos aparelhos elétricos, fechar a válvula do botijão de gás e nunca deixar panela no fogo.
Notou-se que a maioria dos maradores desconhecem as medidas adequadas para evitar acidentes domésticos ou agem de maneira equivocada.
O fato ocorrido nesta quinta feira, demonstra a mobilização do CBMPA atuando na prevenção nos bairros em que há maior incidencia desses tipos de ocorrências, orientando a população da melhor forma para evitar possíveis acidentes domésticos
ASCOM CBMPA