“OPERAÇÃO FÊNIX”: BOMBEIROS MINISTRAM PALESTRA E CONTAM COM APOIO DA POPULAÇÃO
Publicado: 10 de setembro de 2019 - Hora: 11:20

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. “OPERAÇÃO FÊNIX”: BOMBEIROS MINISTRAM PALESTRA E...
“OPERAÇÃO FÊNIX”: BOMBEIROS MINISTRAM PALESTRA E CONTAM COM APOIO DA POPULAÇÃO

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou uma palestra educacional  com orientação e prevenção em casos de incêndios e queimadas, no Assentamento Rural Terra Nova, em Altamira. O objetivo da ação é de instruir os moradores da região no combate a incêndios que possam ocorrer, além do perigo das queimadas realizadas em plantações, áreas de pasto e outros cuidados. Os bombeiros distribuíram informativos didáticos com os números dos principais órgãos que acolhem denúncias de queimadas. Além disso, os panfletos continham ainda informações a respeito do Decreto Presidencial que proíbe queimadas em todo o território nacional por 60 dias, posteriormente, alterado e abrangendo apenas a Amazônia Legal, área que vai desde a região norte até Maranhão (MA) e Mato Grosso (MT). 

A região foi destaque nos principais meios de comunicação do país por ter sido palco do “dia do fogo” no início de agosto, tragédia ambiental em que houve um aumento substancial de focos de incêndios florestais, possivelmente provocados por produtores rurais da localidade, e que está sob investigação da Polícia Federal e Ministério Público Federal. 

Os pequenos agricultores elogiaram a atuação da Corporação e a preocupação do Estado com os moradores, que residem nessas áreas afastadas dos grandes centros urbanos do Pará. Segundo a líder da comunidade, Maria Márcia, “com a vinda de vocês, nos sentimos mais seguros, pois nós falamos para as pessoas não fazerem queimada e muitas não ligam, agora com a presença de vocês, eles nos darão mais atenção”. Em seguida, os militares seguiram para o combate efetivo de focos de incêndios no Assentamento. 

Além do combate em campo de incêndios florestais, queimadas e focos de calor, a “Operação Fênix” também atua na frente educacional com o Exército Brasileiro e Comando Militar do Norte, realizando orientações às populações locais, conscientizando as mesmas para a diminuição de ocorrências e degradação da fauna e flora local; e para tal êxito, a operação conta também com a vigilância e denúncias da população.

Queimadas estão proibidas e causam danos aos ecossistemas. 

Denuncie Queimadas:

Ibama: 0800-61-8080

Corpo de Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

e-Ouv (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal): basta acessar a página do e-Ouv; clicar em “Denúncia”; selecionar, no campo “órgão” o Ibama; e preencher os demais campos solicitados.

 

ASCOM CBMPA

Skip to content