OPERAÇÃO FÊNIX 2021 CONTINUA AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS
Publicado: 1 de setembro de 2021 - Hora: 20:22

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. OPERAÇÃO FÊNIX 2021 CONTINUA AÇÕES DE...
OPERAÇÃO FÊNIX 2021 CONTINUA AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS

A Operação Fênix 2021 continua a pleno desenvolvimento. Nesta quarta-feira (1º) as Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (CGIF’s), da base de São Félix do Xingu, se deslocaram com destino às Comunidades das Vilas Clariane e do Macaco, distantes aproximadamente 45 e 55 Km, respectivamente, do núcleo urbano de São Félix do Xingu. As GCIF’s fizeram os percursos através de estradas construídas em terrenos bastante acidentados, com montanhas e serras. A ocorrência de pequenas chuvas nas localidades diminuiu um pouco a intensidade dos focos de incêndio mas, de acordo com o Sub-Tenente BM Mateus Cacis Salomão, especialista em combate a incêndios florestais, essas pequenas precipitações não apagam totalmente os focos de incêndio, o que impõe às GCIF’s a necessidade de deslocamento aos locais dos focos, uma vez que os que são visualizados no GPS nem sempre são incêndios florestais e sim apenas falsos focos, daí a necessidade dessa confirmação “in loco”.
Os deslocamentos também foram utilizados pelas GCIF’s para a realização de ações preventivas a ocorrências de incêndios florestais, com a distribuição de folders educativos com diversas informações, fornecidos pela Prefeitura local, que realiza esta campanha visando diminuir os focos de calor na região.
As GCIF’s são compostas por 10 Bombeiros Militares, que percorrem as localidades realizando combate aos focos de incêndio em duas viaturas com diversos equipamentos para tal fim.

Veja a galeria de fotos

ASCOM CBMPA

Skip to content