OPERAÇÃO FÊNIX 2020 – SEGUEM OS COMBATES AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS NO ESTADO
Publicado: 9 de setembro de 2020 - Hora: 10:01

5. OPERAÇÃO FÊNIX 2020 – SEGUEM OS...
OPERAÇÃO FÊNIX 2020 – SEGUEM OS COMBATES AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS NO ESTADO

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, continuam os combates nas cinco regiões que são pólo da Operação Fênix.

São Felix do Xingu
Militares do 10º Grupamento Bombeiro Militar/Redenção, que compõem a guarnição composta por (05)cinco militares, deslocou-se juntamente com o efetivo de (10) dez militares do Exército Brasileiro, para realizar o monitoramento, avaliação e combate caso necessário na área da estrada vicinal sentido Vila Pombal, região Campo Verde, onde foram visitadas as fazendas (Sete Pontes, Paraíso, Campo Verde, Vitória e outras), com objetivo de dialogar com os proprietários e trabalhadores sobre os riscos de se tocar fogo nessa época do ano e mostrar que existe legislação que proibi tal prática. Na terça-feira (01) por volta da 16h00, foi verificado um ponto de fumaça por trás de uma serra, que faz divisa com a Fazenda Vitória, esta região conhecida como região do boqueirão, constatando-se um grande incêndio no pasto que seguia em direção da mesma e para uma horta e uma plantação de bananas. A Guarnição imediatamente realizou o combate com as mochilas e abafadores e combate indiretos com aceiros, por volta das 18h20 o incêndio foi extinto.

Parauapebas
Por volta das 13h  desta quarta feira (02), ocorreu um incêndio na região de mata pertencente à empresa Vale no município  de Parauapebas no Sudeste do Estado. Foram acionada as guarnições do 23°Grupamento Bombeiro Militar e devida a grande proporção da área foi acionada  a guarnição de combate à incêndio florestal, contando ainda com apoio de brigadistas da empresa. O incêndio começou a ser controlado por volta das 15:00h seguindo ainda com o processo de resfriamento e rescaldo até as 19:00h. Foram deslocadas para o combate 03 viaturas de combate a incêndio, e ainda o uso contínuo dos abafadores e bombas costais, que auxiliaram na não propagação do fogo para áreas internas da empresa.
Com o emprego rápido e persistente das tecnicas, durante a atuação de todo o efetivo do CBMPA,  não houve vítimas no local, nem perdas materiais, embora uma vasta área tenha sido queimada, outra grande área de vegetação foi preservada.

Novo Progresso
Os militares integrantes das três guarnições de combate a Incêndio florestal (GCIF`S) do 7° Grupamento Bombeiro Militar/Itaituba deslocaram-se da base com apoio de duas viaturas de incêndio, juntamente com o exército brasileiro nas adjacências do município de Novo Progresso para realizar o reconhecimento de possíveis novos focos e eliminar ou controlar os incêndios encontrados. Por volta das 9h da manhã de quarta-feira (03) , as GCIF`s deslocaram-se com as viaturas até as coordenadas de um incêndio. Chegando ao local foi verificado uma área muito extensa já queimada, a guarnição percorreu todo o perímetro do fogo realizando rescaldo e monitorando de pontos específicos para que não houvesse avanço do fogo.
As GCIF’S que estão atuando nessas ocorrências são da 2° quinzena pertencentes aos Grupamentos de Altamira/9°GBM e Itaituba/7°GBM.