Operação Bruxa do Fogo: incêndio florestal na região de Alter do Chão
Publicado: 16 de setembro de 2019 - Hora: 12:27

Operação Bruxa do Fogo: incêndio florestal na região de Alter do Chão

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará informa que, na manhã deste domingo (15), uma equipe com militares do CBMPA e Exército Brasileiro (Comando Conjunto Norte) se deslocou para a região de Alter do Chão e Ponta de Pedras, localizada na cidade de Santarém, para uma ocorrência de incêndio florestal que estava acontecendo nas proximidades. O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) detectou 33 focos de calor na região de Alter do Chão. De imediato, as chamas foram debeladas.
A noite, novos focos foram encontrados em uma ilha próxima à Ponta de Pedras. Os militares foram enviados de imediato para o local.
57 militares do CBMPA, 150 homens do Exército Brasileiro, e 20 brigadistas voluntários treinados pelos bombeiros participam da ocorrência. Ao todo, 227 homens estão trabalhando para conter as chamas, com o apoio da Prefeitura de Santarém. Foi feito um “aceiro” (área semelhante à uma trilha que é limpa para isolar a área) com o objetivo de quebrar o avanço dos 3 focos durante a noite. 2 foram debelados, enquanto o 3º, que está indo em direção ao Lago Verde, está em processo de debelação. Esse último foco não foi apagado pela dificuldade geográfica de chegar ao local, sendo acessível apenas por lancha, e não por terra.
A Operação chamada de Bruxa do Fogo, continua até o término total das queimadas na região e está sendo comandada pelo Coronel Tito, de Santarém.

ASCOM CBMPA