Oficiais do Corpo de Bombeiros concluem cursos de especialização
Publicado: 18 de dezembro de 2017 - Hora: 18:27

5. Oficiais do Corpo de Bombeiros concluem...
Oficiais do Corpo de Bombeiros concluem cursos de especialização

+ fotos

Através da Secretaria de Estado de Segurança Pública e por meio do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), foi realizada solenidade de formatura do Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficias que formou 169 oficiais, entre eles delegados de Polícia Civil, na tarde desta quinta-feira (14). O evento ocorreu no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas.

O curso superior de Polícia e Bombeiro Militar tem título de especialização em Gestão Estratégica e Defesa Social, iniciou em fevereiro deste ano, com carga horária total de 380 horas/aula, concluídas em dez meses, e contou com a participação de oficiais superiores da Polícia Militar do Pará, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e do Maranhão e de delegados da Polícia Civil do Pará, com total de 81 concluintes.

Dentro os três primeiros lugares do Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar está a Tenente Coronel Adalmilena Costa do Corpo de Bombeiros que ocupou o segundo lugar, reforçando que as mulheres têm a dedicação, determinação e um papel muito importante dentro do Sistema de Segurança do Pará.

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais tem como objetivo formar adequadamente profissionais da área de segurança pública, tendo em vista a atual complexidade da sociedade brasileira e seus múltiplos problemas referentes às questões sociais, econômicas e políticas. A cada ano, o curso avança no sentido de promover uma educação cada vez mais integrada e que contemple as vertentes éticas, políticas, administrativas, jurídicas e operacionais da atuação desses profissionais.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Jeannot Jansen, declarou que o curso significa a maturidade no caminho que eles irão continuar, após a parada para abastecer o conhecimento. “A segurança pública é renovada todos os dias e esse aperfeiçoamento os ajuda a ser melhor que já são”, comentou.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Pará, coronel Zanelli Nascimento, ressalta que os cursos trazem o fortalecimento administrativo e uma visão estratégica. “Os cursos de aperfeiçoamento tem significados importantes, tanto para quem faz o curso como para a Instituição. O curso permite que os oficiais assumam funções de gestão e direção. E, para a instituição, é um reforço administrativo, eles vêm mais preparados, aperfeiçoado ou com curso superior, com uma visão de gestão estratégica, a instituição tende a desenvolver com mais qualidade para atender a sociedade.”, declara.

A turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais BM, com título de especialização em Defesa Social e Cidadania, contou com a participação dos Corpos de Bombeiros Militar do Estado do Pará e do Maranhão, com total de 33 concluintes.

O Major Arthur Arteaga ficou na segunda colocação geral do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais BM, e declara que mais um passo para o amadurecimento foi concluído. “A carreira militar é dividida por etapas, isso representa uma etapa de amadurecimento profissional que nos prepara para o exercício da função de oficial superior, encaminhando para o nível gerencial estratégico da instituição”, pontuou.

O Iesp promove a formação técnico-profissional, graduação, qualificação permanente em nível de aperfeiçoamento e pós-graduação aos agentes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, Superintendência do Sistema Penitenciário e Centro de Perícias Científicas). O Instituto mantém parcerias e convênios com instituições de ensino superior de todo o país, autorizados por órgãos competentes, nas modalidades de ensino presencial e à distância.

“O curso fomenta a pesquisa científica em segurança pública, além de permitir o planejamento estratégico. O Iesp cumpre sua missão de contribuir com a formação destes profissionais com uma estrutura que é referência nacional em segurança pública”, destacou o diretor do Iesp, coronel Alisson Monteiro.

Por Ascom CBMPA