Novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Pará celebram com Baile de formatura em Belém
Publicado: 9 de setembro de 2017 - Hora: 12:15

5. Novos soldados do Corpo de Bombeiros...

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar do Pará comemora 134 anos presente em nosso Estado e tem a honra de formar mais 101 soldados na Capital paraense. Aptos a diversas atividades contribuindo e somando para a segurança de vida dos cidadãos paraenses.

Comemorando o dia da Independência do Brasil, foi realizada cerimônia do Baile de formatura dos novos formandos, em ocasião estiveram presentes autoridades civis e militares.

O Coronel Zanelli Nascimento ressalta a importância do momento de formatura dos novos soldados “Para a Instituição a chegada destes novos soldados é magnífica, o Corpo de Bombeiros e a sociedade paraense precisavam efetivamente deles, que vem com um grande conhecimento técnico, é a juventude que a corporação precisa, e para eles é um passo para a vida, o início de uma grande profissão”, ressaltou o comandante geral do CBMPA.

Foram entregues pelos alunos lembranças simbólicas em respeito ao profissionalismo e comprometimento com a instituição centenária e dedicação em oferecer um ensino com qualidade e excelência. Em ocasião, os agraciados comandante geral do CBMPA, Coronel Zanelli Nascimento, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, o Patrono da turma e Prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro e o coordenador do Centro de Formação de Aperfeiçoamento e Especialização, tenente-coronel Helton Morais.

O Baile de formatura dos novos soldados foi abrilhantado pelo conjunto musical do CBMPA, que agitaram a noite com um repertório de bom gosto.

Superação

Dispostos a dar o seu máximo pela corporação, a história de vida dos soldados nos sete meses dentro do Centro de Formação de Aperfeiçoamento e Especialização foram de extrema importância para a vida de cada um, muitos perderam o medo e conseguiram avançar barreiras.

A soldado Luciana Lira sempre sonhou em se tornar militar e conta um pouco de sua trajetória. “A minha vontade sempre foi de ser militar, quando vi meu nome na lista dos aprovados foi um momento único e sabia que era o início de uma carreira que defenderia com luta e garra. Aprender a nadar, a minha cirurgia, os treinamentos em altura, foram medos que consegui vencer, mas acima de tudo o amor que você constrói pela profissão, só quem é bombeiro sabe”, disse.

A história da Luciana é um exemplo de superação. Ao realizar os exames psicológicos para ingressar na carreira de bombeiro descobriu que havia uma doença e teve que realizar a cirurgia de descompressão neuro-vascular.

“Foi um momento difícil, fiquei em cima do muro se daria entrada ou não na carreira militar. Após a cirurgia, entreguei os documentos, ainda com o cabelo raspado e não desisti do meu sonho. Ao saber, a coordenação geral agiu com todo o cuidado comigo, me acompanharam ao médico, tudo para ficar nos conformes e realizar as atividades do Curso de Formação de Praça. Com toda dificuldade eu ressisti e consegui finalizar o curso, sou grata a Deus, ao meu pelotão, aos coordenadores, minha família e quem dizia para eu não desistir e manter a força e fé que a vitória iria chegar. Eu resumo minha vida e a caminhada nesses sete meses com uma palavra: superação”, finalizou a soldado Luciana Lira.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, atualmente possui um efetivo de 3.186 bombeiros entre oficiais e praças em unidades operacionais. Com 38 unidades em 25 municípios, abrangendo todas as regiões do Estado.

O curso foi composto por 274 alunos divididos em nove turmas que ocorrerem em cinco polos de execução: polo Capital (CFAE) com 101 alunos, o polo Santarém (4° Grupamento Bombeiro Militar) com 25 alunos, a formatura aconteceu no dia 01 de setembro, no auditório da UFOPA. Polo de Marabá (5° GBM) com efetivo de 77 alunos, a formatura acontecerá no dia 12 de setembro às 19 horas no quartel. No Polo de Abaetetuba (15° GBM) com 23 alunos e a formatura irá acontecer no dia 13 de setembro, às 09 horas no quartel. O Polo Castanhal (2° GBM) com 48 alunos e a formatura acontece no dia 14 de setembro, por volta das 09 horas no quartel da unidade. Deste total, 222 alunos são do sexo masculino e 52 do sexo feminino.

Por Ascom CBMPA

Foto: Sargento Carlos César