NOVEMBRO AZUL: CBMPA E CEDEC REALIZAM PALESTRAS EM PARCERIA COM A UFPA
Publicado: 11 de novembro de 2022 - Hora: 15:10

5. NOVEMBRO AZUL: CBMPA E CEDEC REALIZAM...
NOVEMBRO AZUL: CBMPA E CEDEC REALIZAM PALESTRAS EM PARCERIA COM A UFPA

Na manhã desta sexta-feira (11), foi realizada no Quartel do Comando Geral palestras em alusão ao mês da campanha Novembro Azul. O evento foi organizado pela Diretoria de Saúde do CBMPA, como parte do calendário de celebração aos 140 anos da corporação.

Ministrada pelo Médico psiquiatra e professor da universidade federal do Pará (UFPA) Dr. André Palmeira, que abordou o tema “Ansiedade nos tempos atuais”, falou sobre a importância do público masculino ter conhecimento sobre o assunto, para que tenham um cuidado maior com sua saúde mental. Também houve a participação do estudante de medicina Rafael Reis, que palestrou sobre os temas “Saúde sexual do homem” e “Câncer de Próstata: mitos e verdades”, em qual explicou sobre a doença e a próstata em si, a importância do exame e prevenções ao câncer.

Os bombeiros militares que estiveram presentes no auditório do Comando Geral do CBMPA, onde as palestras foram dissertadas, puderam tirar suas dúvidas sobre a doença e o diagnóstico do câncer de próstata, assim como outros fatores relacionados à saúde masculina.

O Cel QOBM Eduardo Celso, Diretor de saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, ressalta a importância da conscientização sobre o assunto; “Foi bastante produtivo no sentido de ter uma percepção de como acontece o processo a nível fisiológico, com algumas sintomatologias que podem gerar indício de câncer, visando assim, conscientizar o militar para que ele quebre mitos relacionados à essa temática. Que procure um médico previamente, e que caso tenha sintomas, possa acelerar o processo para que não seja atingindo por uma patologia mais grave.”

O CBMPA e CEDEC esperam que as palestras tenham ajudado os militares a reconhecerem a importância de se informar a respeito do assunto, e que busquem cuidar de suas saúdes, físicas e mentais, da melhor forma possível.