NO CBMPA, OPERAÇÃO VERÃO VAI MUITO ALÉM DO GUARDA-VIDAS E DO SOCORRISTA
Publicado: 4 de julho de 2021 - Hora: 13:29

NO CBMPA, OPERAÇÃO VERÃO VAI MUITO ALÉM DO GUARDA-VIDAS E DO SOCORRISTA

O veranista que observa o Guarda-vidas na beira da praia ou uma viatura de Resgate às margens de uma rodovia enquanto se dirige a um balneário está vendo, como se diz, apenas a ponta de um iceberg chamado Operação Verão. Há todo um trabalho de bastidores, antes e durante o desenvolvimento da Operação.
Neste ano de 2021, a exemplo de anos anteriores, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil tem tido uma preocupação com os serviços que prestam apoio à ação finalísitica da Operação Verão.
Equipes do Centro de Manutenção de Viaturas do CBMPA foram deslocadas para o município de Salinópolis e ao distrito de Mosqueiro, em Belém, para dar uma imediata resposta à eventuais baixas mecânicas em viaturas e materais operacionais motorizados, bem como realizar manutenções preventivas, quando necessário. O 3⁰ Sargento BM Edivaldo Adriano, que chefia a equipe deslocada para Salinópolis, relata que essa é uma ação de relevante importância para o êxito da Operação Verão, pois a ausência de um equipamento ou de uma viatura compromete sobremaneira a atuação do Bombeiro Militar. “Fazer parte dessa ação de retaguarda da Operação Verão é gratificante; saber que nosso trabalho dá suporte e transmite segurança ao Guarda-vidas que está na beira da praia nos demonstra o quanto nosso trabalho é valoroso”, frisou o Sgt Adriano.
Uma outra ação de bastidores desenvolvida pelo CBMPA ficou a carga da Distetoria de Saúde. Duas equipes também estão deslocadas a municípios do interior do estado para dar suporte aos Bombeiros Militares. A ação consiste na aplicação de testes rápidos para a COVID-19 em agentes da Corporação que estejam apresentando sintomas da enfermidade. Sendo positivado, o agente é imediatamente afastado para iniciar o tratamento. A Subtenente BM Firmina Santos, que chefia a equipe deslocada para Salinópolis, composta por mais quatro bombeiros observa: “o CBMPA acerta ao prestar esse suporte de saúde aos seus agentes, para que eles possam estar na praia com tranquilidade. A pandemia ainda não acabou e não podemos relaxar nos cuidados de prevenção”.
Uma terceira ação de bastidores diz respeito ao Mergulho de Resgate. O 1⁰ Grupamento Marítimo Fluvial (1⁰ GMAF) disponibilizou especialistas na área para dar uma pronta resposta, se necessário.
O Cb Daleno Ribeiro, que chefia a equipe de Mergulhadores de Resgate em Salinópolis, composta por mais dois especialistas, ressalta a relevância da missão: o CBMPA é uma força de pronto emprego; dar resposta imediata à população é um dos nossos nortes, por isso estamos aqui em Salinas, mas esperamos não precisar atuar, pois quando atuamos, vidas já foram perdidas. Por isso sempre ressaltamos: divirtam-se com segurança e responsabilidade”.

ASCOM CBMPA

Skip to content