MULHER-BOMBEIRA, HEROÍNA DA VIDA REAL
Publicado: 8 de março de 2023 - Hora: 18:04

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. MULHER-BOMBEIRA, HEROÍNA DA VIDA REAL
MULHER-BOMBEIRA, HEROÍNA DA VIDA REAL

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (06/03) no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o evento em alusão ao dia internacional da mulher com o tema: Mulher-bombeira, heroína da vida real.

Em reconhecimento ao trabalho prestado à sociedade paraense, o objetivo do evento foi celebrar e homenagear as mulheres Bombeiro Militar que pertencem às fileiras desta corporação centenária, bem como, evidenciar sua nobre missão como mulher e profissional diante dos desafios de dupla e muitas vezes, tripla jornada.

A Vice-governadora do Pará, Hanna Ghassan, ilustre convidada do evento, fez um pronunciamento em que destacou a importância das mulheres nos cargos públicos.

“Precisamos sempre refletir sobre o que é ser mulher. Ingressei com 22 anos no serviço público e até então, nunca tinha refletido sobre a importância que tem uma mulher ocupar um cargo de chefia. Nós mulheres sabemos o que precisamos e somos as melhores pessoas para falarmos sobre políticas públicas para mulheres e o que é importante para nós. Parabenizo todas pelo Dia Da Mulher.”

Março é considerado mundialmente como o mês dedicado às mulheres em suas importantes abordagens sociais de direitos e igualdade. Vale ressaltar que especificamente o dia 08 recorda os episódios mais marcantes e revolucionários na história, onde proporcionaram voz às mulheres na sociedade.

Evidentemente, algumas mulheres se destacam e são consideradas pioneiras na conquista por espaços que antes eram ocupados ou conquistados somente por homens. Estas mulheres inspiradoras abriram as portas para que outras mulheres se sentissem seguras e capazes de realizar atividades, tarefas e cargos inimagináveis.

A 1° Tenente RRCONV Miréia Cafezakis Moutinho, por exemplo, é uma das primeiras mulheres a se tornar Bombeira do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e fala sobre a importância desta conquista.

“Quando entrei para a Corporação em 1994, era quase uma menina e, apesar da caserna naquela época ser extremamente machista, gostávamos de estar no quartel, estar de serviço,
ir para missões perigosas. Estávamos realizando sonhos de criança. As condições precárias das Unidades Bombeiro Militar (UBM’s) para receberem mulheres eram superadas por nós pela sensação de desafio superado, de estar na linha de frente da Corporação mais bem quista do mundo. Éramos as primeiras mulheres a vivenciar aquilo no Pará. Era maravilhoso. No entanto, com o passar do tempo e com a maturidade começamos a questionar essas situações adversas. Assim começou a nossa luta por melhorias e adequações à realidade feminina. Hoje, após 29 anos da nossa admissão à Corporação percebo que as bombeiras estão muito mais acolhidas, bem tratadas e com seu serviço mais considerado. Percebo que as bombeiras mais  jovens têm muito mais oportunidade de mostrar seu serviço, sem discriminação, sem represária, sem preconceito. Estão labutando mais felizes. Nesse meu retorno como convocada da reserva remunerada me sinto muito mais respeitada e valorizada. Vejo que nossa Corporação amadureceu junto conosco. Salve a mulher bombeira paraense!”

Não obstante às batalhas enfrentadas ao longo de todos esses anos, em 2022 o Corpo de Bombeiro Militar do Pará recebeu a primeira Oficial feminina a alcançar o posto máximo da corporação no quadro de combatente, que é o de Coronel. As coronéis QOBM Samara Cristina Romariz de Carvalho e Vivian Rosa Leite, foram as primeiras mulheres a assumir tal posto. E sobre o fato a Coronel Samara registra que:“Uma oficial combatente chegar ao posto de Coronel Bombeiro Militar do Pará era um sonho que parecia distante e hoje é uma realidade tanto de direito quanto de conquista e que isso não seja considerado apenas um marco, mas que portas possam ser abertas para as demais. Quanto às expectativas na função do novo posto de Coronel é continuar trabalhando com o compromisso com a Instituição Corpo de Bombeiros Militar do Pará juntamente com a Segurança Pública do estado com uma visão que o próprio posto exige, uma visão mais de gestão estratégica, em busca de resultados mais significativos e levando sempre em consideração na prática que a sociedade deve ser sempre a nossa maior prioridade.”

Outra bombeira que se destacou foi a Cabo QBM Renata Helena Gonçalves Martins Cardoso, ao ser a primeira mulher a concluir o curso de combate a incêndio florestal.

“Concluir o curso de combate a incêndio na Floresta Amazônica em 2014 foi um dos maiores desafios da minha carreira. Na época não tínhamos nenhuma mulher que tivesse se inscrito no curso; o último antes de 2014 foi 2007. A minha turma de ingresso no CBMPA foi em 2007, eram as soldados pioneiras, não tinha quadro de combatente antes de 2007 para as praças. Então havia uma expectativa muito grande porque era um curso que existia muita fadiga física, muito esforço, carregava muito peso e andava a longas distâncias. Portanto, concluir o curso foi mostrar para todo o efetivo feminino que somos capazes de fazer o que a gente quiser, não importa qual curso operacional estamos, nós somos capazes se estivermos preparadas fisicamente e dispostas a passar por isso e nos qualificarmos melhor para servir a instituição.”

A 2° Tenente QOBM Iara Ferreira Santos fala sobre a satisfação de ser a pioneira em ganhar a medalha “Tenente Coronel BM Francisco Feliciano Barbosa – Dedicação ao estudo” por galgar o 1° lugar geral do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

“A carreira militar, principalmente a profissão Bombeiro Militar, é muito associada ao homem pela questão da força física, então ter sido a primeira colocada, mulher, foi uma prova de que nós mulheres podemos alcançar vários locais, vários lugares, podemos ir atrás do nosso pioneirismo passando por cima de algumas barreiras que as vezes nós mesmas colocamos nas nossas mentes e provando pra nós mesmas e pras outras pessoas que nós conquistamos nosso espaço e somos merecedoras de onde nós estamos.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordendoria Estadual de Defesa Civil enaltecem suas guerreiras e às louvam por seu brilhantismo, fibra, garra e moral elevada que tanto nos enchem de orgulho e satisfação em tê-las compondo as fileiras da Corporação. Parabéns, MULHER-BOMBEIRA, heroína da vida real!

TEXTO: Ascom do CBMPA.
Skip to content