Movimento tranquilo nas praias de Beja e do Caripi durante o feriado.
Publicado: 18 de abril de 2017 - Hora: 09:21

5. Movimento tranquilo nas praias de Beja...
Movimento tranquilo nas praias de Beja e do Caripi durante o feriado.

Quem optou pela tranquilidade neste feriado e buscou as praias de Beja, em Abaetetuba, e do Caripi, em Barcarena, desfrutou de uma segunda-feira (27) de carnaval ensolarada. Os balneários de água doce atraíram dezenas de pessoas que puderam aproveitar o tempo firme registrado em boa parte do dia.

Para assegurar a tranquilidade dos banhistas, 22 guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Pará fizeram o serviço de prevenção de acidentes nos dois balneários. Em Beja, o serviço foi coordenado pelo 1º tenente Reinaldo Carvalho. A equipe, composta por oito guarda-vidas, orientou o público sobre os cuidados com animais marinhos, principalmente arraias, e alertou para práticas consideradas arriscadas, como os saltos da rampa de acesso à praia e do arrimo de proteção da orla.

Na avaliação do tenente Reinaldo, o feriado de carnaval na praia de Beja está sendo calmo, já que poucas pessoas têm procurado o balneário, o que reflete também no baixo número de ocorrências atendidas pelos guarda-vidas.

Segundo a guarda vida, Carla Valéria, a guarnição trabalha de forma preventiva. “Estamos orientando os banhistas sobre os riscos da praia, e caso ocorra algum acidente estamos preparados para atender as ocorrências”, comentou a militar.

A adolescente Cintiane Sales da Costa, que foi à praia de Beja com a família, não descuidou da prevenção e fez questão de levar os primos menores para colocar a pulseira de identificação. Para a jovem, apesar da tranquilidade do lugar, a presença dos guarda-vidas passa mais segurança para quem freqüenta o balneário. “O serviço que os bombeiros fazem na praia é ótimo e nos deixa mais seguros, principalmente no caso de acontecer um acidente.”

Na praia do Caripi o serviço preventivo está sendo feito por nove guarda-vidas, que orientam o público a não se afastar da área permitida para o banho e também evitar que pessoas pulem do trapiche próximo à praia, onde já houve registro de vítimas fatais.

De acordo com o coordenador do serviço de guarda-vidas no Caripi, 1º tenente Edilson Maués, a movimentação de pessoas no balneário neste feriado está sendo bem tranqüila. Até esta segunda-feira (27) apenas quatro atendimentos foram registrados, sendo três curativos simples e uma criança desaparecida.

Texto: Soldado Roclane Damasceno

Fotos: Sargento Carlos Cesar