MILITARES PARTICIPAM DO ENCERRAMENTO DO ESTAGIO DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO ÀS AUTORIDADES
Publicado: 5 de fevereiro de 2019 - Hora: 11:11

5. MILITARES PARTICIPAM DO ENCERRAMENTO DO ESTAGIO...

A 15ª Companhia de Polícia do Exército Brasileiro realizou na manhã desta segunda-feira, 04 de janeiro, uma cerimônia solene de encerramento do Estagio de segurança e proteção às autoridades, ao todo  37 militares participaram do estágio, dentre eles: Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O estágio teve por finalidade capacitar os militares a desempenhar a função de um agente de segurança, através de instruções e treinamentos específicos, tanto na área de legislação quanto no operacional.

Teve destaque no estágio, o 3º Sargento BM Pedro Nazareno dos Santos Modesto que disse ”A equipe ao meu lado fez com que eu chegasse no destaque, e isto foi impressionante.  Tivemos várias experiencias de realidade, simulação, de controle emocional, pessoal e até mesmo de como lidar com pessoas que la fora estão seja de terno e gravata, de short e camiseta, sempre olhar dentro delas para saber o que elas vão fazer em relação a nossa autoridade maior. Colocamos em prática os conhecimentos que obtivemos dentro desse estágio.”

Durante o curso, os militares simularam uma operação de segurança de autoridades que visa colocar em prática os conhecimentos obtidos no estágio, em simular a escolta e a segurança de uma autoridade durante seu deslocamento.

O Comandante da 15ª Companhia de Policia do Exército Brasileiro, Major Cleiton,  ressaltou que o estágio que visa difundir conhecimento, dar condições para um bom planejamento e também despertar o interesse e atenção da instituição para este assunto, pois é um assunto muito sensível que tem que ser trabalhado por meio de adestramento e então nosso intuito principal foi justamente esse, dar ferramentas e condições para que o Corpo de Bombeiros consiga realizar atividades deste gênero.

O curso teve duração de 109 horas e aconteceu no período de 28 de janeiro à 04 de Fevereiro.

O Comandante Geral do CBMPA, Coronel QOBM Hayman Souza frisou a importância do estagio para os militares, pois com isso eles aprendem como lidar com uma autoridade no dia a dia e como conduzir esse processo quando a autoridade muda de decisão para que “todos” possam se sentir seguros.

Autoridades presentes: Comandante da 15ª Companhia de Polícia do Exército Brasileiro – Major Cleiton, o chefe da casa Militar – Coronel Costa Júnior, Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Tcel BM Pinheiro, Diretor de Ensino – Tcel Oliveira, Assessora de Imprensa do Corpo de Bombeiros – Tcel Samara.

Texto: Mônica Alexandra Assunção

Fotos: Sargento Carlos