MILITARES DO CBMPA DEFENDEM MESTRADO EM SEGURANÇA PÚBLICA NA UFPA
Publicado: 9 de março de 2021 - Hora: 09:01

5. MILITARES DO CBMPA DEFENDEM MESTRADO EM...
MILITARES DO CBMPA DEFENDEM MESTRADO EM SEGURANÇA PÚBLICA NA UFPA

Nos dias 24 e 26 de fevereiro o Coronel BM Helton Morais e a Capitã BM Isis Araújo defenderam suas Dissertações junto ao Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da UFPA (PPGSP). Ambas as pesquisas, em desenvolvimento desde o ano de 2019, são voltadas para militares da Corporação, o que representa um ganho fundamental no diagnóstico da Instituição e seu funcionamento, além da contribuição que bombeiros militares, atuando em pesquisas científicas representam para o CBMPA.

“ENVELHECER NÃO É SINÔNIMO DE DOENÇAS, REMÉDIOS E INUTILIDADE”

Em sua pesquisa quantitativa e qualitativa, o Coronel Helton investigou, através de entrevistas realizadas com militares da reserva, a “Qualidade de Vida e Aposentadoria dos Bombeiros Militares do CBMPA”, abordando a teia complexa de outros temas que o assunto evoca, como o envelhecimento e os aspectos sociais, no que se refere a utilidade de um corpo que perde o vigor exigido na atividade bombeiro militar, os aspectos socioeconômicos da aposentadoria, o que inclui o processo de planejamento financeiro, familiar e de desenvolvimento de atividades que possam ressignificar esse momento da vida do militar, para que a reserva não represente um fim em si mesma.

“Envelhecer não é sinônimo de doenças, remédios e inutilidade”, destacou o Coronel. Como bombeiro e pesquisador, o interesse em desenvolver um trabalho voltado para a Corporação vem da sua experiência ao longo de décadas de trabalho e serviços ao CBMPA, que evidenciou a necessidade de um preparo dos militares para a aposentadoria, o que implica em muitos aspectos essenciais da qualidade de vida desses sujeitos, inclusive do acompanhamento institucional dos mesmos com estímulo aos cuidados com a saúde física, mental e educação financeira: “o ingresso de um militar para reserva é a quebra de um ciclo de vinte e cinco a trinta anos, e essa quebra representa um coeficiente emocional para o servidor. Portanto, é necessário valorizar inclusive com um rito de passagem a contribuição desse bombeiro para a Instituição”, acrescentou. Como produto multidisciplinar, o trabalho apresenta ainda um Programa de Preparação Para a Reserva Remunerada do CBMPA (PPRR) incluindo cursos e palestras a serem ofertados ao efetivo. Após a dissertação ser referendada pelo PPGSP, o PPRR também deverá ser encaminhado ao Comando da Corporação.

“EU ESPERO QUE ESSE TRABALHO QUE FOI DESENVOLVIDO NAS UNIDADES, SENSIBILIZE ESSES MILITARES A CONSTRUÍREM UMA VIDA COM HÁBITOS MAIS SAUDÁVEIS, PREOCUPADOS E ATENTOS À PRÓPRIA SAÚDE”

Já a Capitã BM Isis, que também é graduada em Nutrição, embora tenha desenvolvido sua pesquisa na área da Segurança Pública intitulada “A Avaliação Nutricional Como Fator de Saúde dos Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Pará na Região Metropolitana de Belém” onde, por meio de entrevistas e avaliação nutricional de 255 bombeiros de 11 Unidades da Região Metropolitana de Belém, a militar pôde produzir um diagnóstico complexo da saúde nutricional e de qualidade de vida dos militares, gerando dados sobre prática de atividades físicas, hábitos alimentares e outras práticas relacionada à saúde.

Segundo a Oficial, a iniciativa de voltar suas perspectivas para o efetivo do CBMPA surgiu a partir da sua inquietação com aspectos físicos dos bombeiros com quem convivia, provocados também por seu olhar como nutricionista. A rotina de atividades dos militares nos quartéis, no atendimento às ocorrências, exige uma boa capacidade física portanto, sobrepeso, estresse, falta de sono de qualidade, má alimentação e outros hábitos danosos ao corpo humano aparecem nesse contexto como um problema que precisa ser monitorado e corrigido, inclusive como forma de política institucional que a Corporação tem no cuidado com o bem estar dos servidores. “Eu espero que esse trabalho que foi desenvolvido nas unidades sensibilize esses militares a construírem uma vida com hábitos mais saudáveis, preocupados e atentos à própria saúde”, afirmou a Capitã Isis. Foi pensando no melhoramento dessa política, que a Capitã construiu dois produtos finais que também devem ser apresentados ao Comando da Corporação: um relatório com todos os dados levantados durante a pesquisa e uma cartilha para educação nutricional.

A PESQUISA E QUEM AS DESENVOLVE SÃO FUNDAMENTAIS

Ao longo das últimas décadas tem aumentado a preocupação individual, coletiva e do estado com questões como saúde, alimentação, aumento da longevidade e necessidade de melhorias no bem estar do trabalhador e do cidadão de forma mais ampla. Todos esses fatores produzem um impacto significativo na extensa equação que forma os diversos campos da sociedade e das instituições que, como o CBMPA, se preocupam com quem participa ativamente de sua construção. Nesse cenário e em tantos outros semelhantes no que se refere às necessidades sociais, a pesquisa científica surge como elemento indispensável para o desenvolvimento de respostas eficazes. “Nós precisamos valorizar a pesquisa e os pesquisadores”, afirmou o Coronel Helton, durante a defesa.