MILITARES DO CBMPA CONCLUEM COM APROVEITAMENTO O CURSO DE GEOPROCESSAMENTO APLICADO PARA INCÊNDIOS FLORESTAIS
Publicado: 15 de maio de 2021 - Hora: 10:44

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. MILITARES DO CBMPA CONCLUEM COM APROVEITAMENTO...
MILITARES DO CBMPA CONCLUEM COM APROVEITAMENTO O CURSO DE GEOPROCESSAMENTO APLICADO PARA INCÊNDIOS FLORESTAIS

Ocorrido no período de 26 de abril a 01 de maio de 2021, na cidade de Cuiabá, estado do Mato Grosso, o Curso de Geoprocessamento Aplicado a Incêndios Florestais – CGIF, contou com a participação de dois militares do CBMPA: o Major QOBM Marcos Leão e a Cb BM Helena Cardoso, que são especialistas em Combate a Incêndio na Floresta Amazônica – CCIFA pela própria Corporação, os quais o concluíram com êxito.
Para o Major Marcos Leão “o curso será muito bem aplicado no planejamento da Operação Fênix 2021 pois utiliza dados de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para detecção de focos de calor ativo, o que facilitará o emprego eficiente da tropa”. A Cb BM Helena Cardoso considera que “o curso é imprescindível para aplicação da Gestão de Riscos e Desastres para Incêndios Florestais.
O curso foi composto das disciplinas Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica, Geotecnologia Aplicada aos Incêndios Florestais, Mapa Temático Aplicado aos Incêndios Florestais, Monitoramento Operacional e Geoperícia para Incêndio Florestal.
O curso também contou com a presença do Professor Dr. Fabiano Morelli, responsável pela plataforma BDQueimadas do INPE. O professor explicou os trabalhos desenvolvidos por videoconferência aos alunos do CGIF. O curso foi finalizado com a elaboração de mapa com cálculo de área de cicatriz de queima, quantidade de focos de calor e densidade, que servem de parâmetro técnico científico para a melhor tomada de decisão e análise de sinistro.

ASCOM CBMPA

Skip to content