Militares do 7º GBM-Itaituba participam de estágio de adaptação à vida na selva
Publicado: 18 de abril de 2017 - Hora: 10:53

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Militares do 7º GBM-Itaituba participam de...

 

  

Organizado e supervisionado pelo Quartel do 53º Batalhão de Infantaria de Selva, na Cidade de Itaituba – Pará, sob orientação do Comando Militar do Norte, o Estágio de Adaptação à Vida na Selva 2017/I tem por objetivo familiarizar oficiais e sargentos, recém transferidos para aquela OM, ao ambiente de Selva. Atendendo o convite do Comando do 53º BIS, na pessoa do Tenente Coronel EB Roberto Vanderley Guarino Júnior, ao 7º GBM – Itaituba, seguiram para o Estágio, de forma voluntária, os militares: ST BM COV Washington Luís Castro Alves, o 3º SGT BM COV Alexandre Tenório do Nascimento e o CB BM Diego Ressureição, mediante autorização de seu comandante, o TC Cel QOBM Ney Tito da Silva Azevedo.

  

O EAVS 2017/I ocorreu no período de 03 a 18 de fevereiro de 2017, já com um marco por ter sido o de maior carga horária de todo Exército. Seguindo os moldes da primeira fase do Curso de Operações na Selva (Guerra na Selva), o estágio transcorreu de modo intensivo, nos períodos diurno e noturno, em ambiente de Selva. Na oportunidade, os militares do CBMPA foram expostos as intemperes do ambiente, bem como aprenderam a contornar qualquer situação de desconforto por meios de técnicas utilizadas pelos militares do Exército Brasileiro. Dentre as instruções vivenciadas por nossos militares podem-se destacar: Orientação e Navegação em Ambiente de Selva, Lutas, Operação de Garantia da Lei e da Ordem, Marchas e Estacionamentos, Técnicas Fluviais, Técnicas Especiais, Armamento Munição e Tiro, Trato com Indígenas, Sobrevivência na Selva, entre outras.

Segundo os militares que participaram do Estágio, o conhecimento adquirido servirá para toda vida e também em benefício da comunidade Itaitubense, uma vez que a guarnição do 7º GBM – Itaituba vez ou outra é acionada para buscas em área de selva.

  

Para o Comando do 7º GBM – Itaituba, na pessoa do TC QOBM Tito: “a integração entre as forças é de grande valia e ter entre o efetivo de seu Grupamento militares treinados e capacitados pelo Exército Brasileiro para situações em ambiente de selva é de grande relevância, pois o município de Itaituba, Oeste do Pará, está localizado em meio a Amazônia Brasileira”.

Por ocasião da Formatura, o ST BM COV Washington Luís Castro Alves foi escolhido Estagiário Destaque, por seu exemplo de determinação, motivação e camaradagem dentro do turno.

Parabéns aos nossos Guerreiros do Fogo e agora também da Selva!

 

Texto: 5ª Seção do 7º GBM – 3º SGT BM COV Alexandre Tenório do Nascimento

Fotos: 53º BIS

Skip to content