Militares do 4º GBM são homenageados pela Câmara de Vereadores de Santarém
Publicado: 28 de junho de 2019 - Hora: 15:52

5. Militares do 4º GBM são homenageados...
Militares do 4º GBM são homenageados pela Câmara de Vereadores de Santarém

A Câmara dos Vereadores do Município Santarém, no oeste do Pará, realizou, na última terça-feira (25) uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro Militar. Além da data nacional, a solenidade também faz parte das comemorações pelo aniversário do 4º Grupamento Bombeiro Militar. A data em homenagem aos Bombeiros Brasileiros foi instituída em 1954 por meio do Decreto Federal Número 35.309, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.
Na ocasião, Bombeiros militares e parceiros da Corporação foram homenageados pelos relevantes serviços prestados à população. Estiveram presentes autoridades civis e militares, familiares dos bombeiros, alunos do Programa Escola da Vida e a comunidade em geral.
Em sua fala, o Comandante do 4º GBM, Tenente Coronel Ney Tito da Silva Azevedo, destacou a importância do trabalho de orientação desenvolvido pelos Militares no decorrer dos anos da Instituição. “O Corpo de Bombeiros exerce inúmeras funções, e as vezes somos criticados por chegarmos “atrasados”, mas o Corpo de Bombeiros jamais chega atrasado, seja lá qual for o tipo de ocorrência, por que antes disso nós já passamos por aquela praia ou aquele estabelecimento, orientando quanto à utilização de extintores, quanto a evitar atravessar sem colete ou sobre os riscos de estar numa embarcação sem colete salva vidas, entre outros.” Disse.
Durante a sessão, as crianças do Programa Escola da Vida fizeram uma apresentação musical em homenagem aos bombeiros, com um repertório que emocionou a todos os presentes, com canções como “Anunciação” e “Morena Tropicana”, do artista Alceu Valença. Também estiveram presentes os músicos da banda do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), abrilhantando a solenidade com a reprodução do Hino Nacional e da Canção do Soldado do Fogo.
O Vereador Alaércio Cardoso, autor do requerimento para a realização da sessão especial, falou sobre a homenagem aos profissionais. “A sociedade sempre vai ser muito grata ao Corpo de Bombeiros e o nosso papel, enquanto Câmara Municipal, é reconhecer esse trabalho no nosso município. São pessoas que dedicam suas vidas em prol da comunidade.”