Militares do 4º GBM e 4ª SBM participam de formatura semanal e instrução de resgate em escombros, no Aeroporto de Santarém
Publicado: 11 de fevereiro de 2019 - Hora: 10:24

Militares do 4º GBM e 4ª SBM participam de formatura semanal e instrução de resgate em escombros, no Aeroporto de Santarém

Na manhã desta sexta-feira (8), Militares do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM) e 4ª Seção de Bombeiros Militar (4ª SBM), participaram da tradicional solenidade integrada de formatura semanal, em alusão aos bons serviços desenvolvidos pelos Militares no decorrer da semana.

A solenidade aconteceu na base da 4ª SBM, localizada no Aeroporto Internacional de Santarém -Maestro Wilson Fonseca, onde os Militares foram recebidos pelo Chefe da 4ª Seção de Bombeiros Militar, Capitão QOBM Jerônimo Monteiro Da Silva, e pelo Subcomandante, Capitão QOBM Elias Guimarães Xavier.

Apesar da integração dos militares na formatura semanal que acontece sempre no 4º GBM, esta foi a primeira vez em que o efetivo representativo da Unidade se deslocou até a base da 4ª SBM para este fim.

Também esteve presente na solenidade, o Ilustríssimo Sr. Enock Alves Gama Filho, Superintendente do Aeroporto, acompanhado por agentes que compõem o corpo técnico da INFRAERO em Santarém.

A solenidade foi marcada pelo momento devocional, com a leitura da passagem bíblica, e também pela escolha do Bombeiro Destaque do mês de janeiro de 2019, 2º SGT BM Ériton, onde o Comandante do 4º GBM, TCEL QOBM Tito, certificou e fez a leitura do elogio individual do referido militar.

Após a solenidade, os militares participaram de uma instrução utilizando um equipamento operacional chamado “almofada pneumática”, que auxilia em ocorrências de resgates em escombros.

“Essa almofada pneumática é um equipamento moderno, que trabalha com ar pressurizado e serve para fazer a expansão, tanto para levantar estruturas, no caso a nossa objetividade é aviões, mas também serve para a abertura de acessos. Usando a almofada, ela vai abrir espaço para que tenhamos entradas ou possamos retirar pessoas de escombros. Então nós compartilhamos um pouquinho destas informações, sobre a realidade dos nossas instruções específicas da 4ª SBM, com nossos companheiros do 4º GBM.” Disse o CB BM Picanço, um dos responsáveis pela instrução.

Texto: Vanessa Campos – Ascom