Militar do CBMPA tem segundo artigo publicado na revista Emergência
Publicado: 8 de março de 2018 - Hora: 13:14

5. Militar do CBMPA tem segundo artigo...
Militar do CBMPA tem segundo artigo publicado na revista Emergência

O artigo escrito pelo militar do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o Cabo Leonardo Santos teve  publicação na revista Emergência, na edição de janeiro.

A pesquisa trouxe o debate dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) como ferramenta de integração e análise espacial dos dados de ocorrências de incêndios urbanos, bem como, dos hidrantes e distribuição de Unidades Bombeiro Militar (UBM) na cidade de Belém.

Entre os objetivos específicos estudados no artigo, destaca-se a produção de informações espaciais e produtos cartográficos de qualidade para diversos tipos de usuários, tais como, autoridades, agentes da segurança pública e sociedade organizada quanto às áreas de risco operacional e pontos de captação de água.

O autor do artigo, Cabo Leonardo Santos,  afirma na pesquisa que os produtos gerados quando atualizados podem produzir informações passíveis de serem utilizadas em diversos aspectos da área de segurança pública, garantindo um diferencial estratégico necessário à produção de respostas rápidas, além de servir como subsídio para formulação de políticas públicas em segurança contra incêndio.

Por fim, o Cabo Leonardo Santos explica que: “Os trabalhos e as análises realizadas são um incentivo para utilização da ferramenta e sua potencialidade em análises variadas, a fim de obter resultados que facilitem a gestão, planejamento e tomada de decisão no Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA)”, ressalta.

Foi abordado, também, o interesse de estruturar um Laboratório de Geoprocessamento de Proteção de Defesa Civil (LaGeoPDEC) para colaborar com atividades de compilação e análise de dados espaciais do CBMPA/Defesa Civil, através da elaboração de mapas de risco, ameaças múltiplas do Estado do Pará, dentre outros.