MARABÁ RECEBE PREVENÇÃO DURANTE A OPERAÇÃO VERÃO 2021
Publicado: 30 de julho de 2021 - Hora: 18:45

5. MARABÁ RECEBE PREVENÇÃO DURANTE A OPERAÇÃO...
MARABÁ RECEBE PREVENÇÃO DURANTE A OPERAÇÃO VERÃO 2021

O município de Marabá está localizado no sudeste do estado do Pará, no encontro entre dois grandes rios: Tocantins e Itacaiúnas. A sede municipal é formada basicamente por cinco núcleos urbanos interligados por rodovias. Marabá é também conhecida como Capital de Carajás, Terra da Castanha e Cidade Poema; tem também como característica sua grande miscigenação de pessoas e culturas, que faz jus ao significado popular do seu nome: “Filho da Mistura”. O município possui vários locais de lazer, com destaque aos seus grandes rios que, além das praias oferecem a pesca esportiva e a prática de esportes aquáticos.
Neste sentido o Corpo de bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através do 5º Grupamento Bombeiro Militar (5⁰ GBM/Marabá), que compõe a Região de Carajás, atua na proteção balneária no período da Operação Verão 2021. O Grupamento realiza a prevenção diária nos principais balneários da região, como informou o Major BM Marcos Felipe Galúcio de Souza, Comandante do 5º GBM: “Nós estamos atuando na prevenção balneária com aproximadamente 30 militares em cinco localidades, distribuídos de maneira estratégica, cobrindo preventivamente e ativamente os balneários da região. Há equipes diariamente nas praias do Tucunaré e do Geladinho, que são as mais frequentadas pelos veranistas. Além dessas também atuamos em Itupiranga, Palestina e São Geraldo onde nossos militares estão atuantes”. O Major reforçou a parceria feita com o município, que auxilia a Corporação na prevenção balneária no Tucunaré: “estamos atuando com duas embarcações, uma equipe de mergulhadores foi disponibilizada nesse período da operação, com a finalidade de atuar em possíveis ocorrências de busca e contamos ainda com apoio da Defesa Civil do município, que disponibilizou brigadistas que atuam como auxiliares na prevenção balneária, que vem reforçado nosso efetivo na região”.
Praia do Tucunaré – É um dos pontos de lazer mais conhecidos do município. Emergente da vazante do Rio Tocantins logo após o período das chuvas, a praia ocupa uma extensão de aproximadamente 5 km². Situada em frente ao núcleo da Velha Marabá, as areias da ilha começam a aparecer em meados de abril, mas é na alta estação, em julho, que a procura é maior, tornando-a a atração principal. “O público procura a praia do Tucunaré principalmente pela parte da tarde, o fluxo de banhistas durante a semana é reduzido, porém no fim de semana esse número se multiplica, por este motivo é feito o isolamento da área de banho com objetivo de evitar acidentes com embarcações e que o banhista se afaste para locais mais fundos”, informou o 2º Tenente BM Ávila, Comandante da Prevenção na Praia do Tucunaré.