Manhã Alegre abre a semana de prevenção do CBMPA com missa e culto evangélico
Publicado: 12 de julho de 2017 - Hora: 09:10

5. Manhã Alegre abre a semana de...
Manhã Alegre abre a semana de prevenção do CBMPA com missa e culto evangélico

Na manhã desta sexta-feira, 23, ocorreu em simultâneo: Missa, Culto evangélico e Manhã Alegre no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Pará. Os eventos abriram a semana de prevenção em comemoração ao aniversário dos Corpos de Bombeiros do Brasil.

A Missa foi realizada na Capela de Santo Expedito pelo capelão da corporação, coronel Emanuel Duarte, que destacou: “Iniciamos a semana de prevenção com essa celebração em ação de graças para agradecer a Deus pela missão que nos confiou, e rogai as bençãos para que essa missão se renove entre nós, pois a sociedade espera e confia muito no efetivo do Corpo de Bombeiros. Então nesse momento agente pede a Deus que nos der essa dignidade para que sejamos fiéis a essa vocação que ele nos confiou”.

A cabo Helena Gonçalves participou da Missa, e agradeceu a Deus pela abertura da semana de prevenção e também por completar 10 anos de corporação. A militar ressaltou: “É muito importante a confraternização entre os militares em uma celebração em ação de graças pra ter uma próximidade com Deus, pois como o nosso serviço é voltado pra comunidade, precisamos da benção divina para fazermos o bem ao próximo, porque quando as pessoas nos ver fardado acham que vamos fazer o máximo para ajuda-las. Também estou muito agradecida a Deus por fazer parte da primeira turma feminina combatente do CBMPA, que vai completar 10 anos de bombeiro no próximo domingo, 25 de junho, o que significa uma grande conquista para nós mulheres por ter conseguido espaço na corporação”.

O Culto evangélico foi realizado no auditório do Comando Geral, e foi dirigido pelo Coronel Idbas, que contou com a colaboração da Tenente Coronel Samara, de cantores gospel e do pastor Araújo da Igreja Assembléia de Deus. O Coronel destacou: “A realização desse culto é importante em virtude de estarmos agradecendo a Deus por ter nos dado a vida e também por ter criado a nossa instituição, então estamos celebrando a vida e pedindo vida longa aos bombeiros, e que Deus continue abençoando a nossa instituitção para que possamos cuidar bem das pessoas que precisam do socorro e da ajuda dos bombeiros, e também pedimos a Deus que ele proteja todos os eventos que vão ser realizado nessa semana de prevenção”.

A manhã alegre foi realizada no espaço próximo a Capela de Santo Expedito, e ofereceu aos filhos dos bombeiros: brincadeiras e descida de tirolesa. O evento contou com a participação da Banda de Música do CBMPA, e  foi coordenado pelo Capitão Leonardo Sarges e pela Técnica da Defesa Civil Estadual, Wilma Mendonça, com o intuito de juntar as famílias da Corporação.

O Cabo Clelson Moraes comentou da importância da família em sua segunda casa: “É importante essa interação justamente porque consideramos o quartel como nossa segunda casa, e trazer a família pra dentro do quartel é importante para estreitar ainda mais esses laços, o Kallebe meu filho, desde menorzinho fala em ser Bombeiro e tem todo o encanto pela profissão, e toda vez que tenho a oportunidade de traze-lo, ele vem, quer tirar fotos com as viaturas, com os militares, quer se vestir com o uniforme”.

A filha do Soldado Leal, Paula Leal diz que venceu o medo ao ir na tirolesa: “Foi muito legal participar das brincadeiras, estar com a família, eu tô muito feliz. Os brinquedos que eu mais gostei foi o pula-pula e a tirolesa, no começo eu fiquei com medo, mas depois que pulei, venci o medo e depois fui novamente”.

O Comandante Geral, Coronel Zanelli Nascimento participou das programações de Abertura da Semana de Prevenção e ressaltou: “É aqui que passamos a maior parte do tempo que temos, então é fundamental trazer nossa família para mostrar nossa segunda casa. Agradeço aos militares envolvidos, aos familiares pela paciência que vocês têm conosco, às vezes passamos mais tempo no quartel do que na nossa própria casa, agradeço pela paciência em tempos de ausência, pois é para um bem maior, que é salvar vidas”.

O evento contou com a participação de oficiais e praças da corporação e do Secretário de Segurança Pública do Estado, Jeannot Jansen. “Eu não tenho palavras para expressar a emoção que sinto em participar de um evento como este, que abre a semana que se comemora o aniversário dos Bombeiros. Eu observo está cerimônia como Secretário de Segurança que tem o Corpo de Bombeiros Militar do Pará vinculado em minha pasta, tenho encargo de supervisionar e tenho muito orgulho dos Corpos de Bombeiros por suas missões humanitárias de Defesa Civil, de resgate de pessoas e de controles de desastres. E, também observo a instituição centenária com muito orgulho, sendo a marca mais benquista pelo povo do Pará”, finalizou o Secretário de Segurança Pública.

Texto: Soldado Damasceno (Colaboração: Carlos Yury)

Fotos: Sargento Carlos Cesar