JANEIRO BRANCO: DIRETORIA DE SAÚDE DO CBMPA ALERTA MILITARES PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL
Publicado: 14 de janeiro de 2021 - Hora: 10:39

5. JANEIRO BRANCO: DIRETORIA DE SAÚDE DO...

O Janeiro Branco é uma campanha iniciada no Brasil em 2014 e tem como objetivo promover os cuidados com a saúde mental e o bem estar. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil através da sua Diretoria de Saúde (DS) mantém o serviço de atendimento psicossocial de assistência aos militares e seus dependentes, e reforça a necessidade fomentar a discussão sobre o autocuidado entre o efetivo, que é uma das metas da atual gestão da Diretoria.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada no ano passado, por exemplo, mostrou que a ansiedade é o transtorno mais comum entre os brasileiros durante a pandemia. No contexto dos militares do CBMPA, além do isolamento social, perdas e limitações que esse momento impõe e que afetaram a todos, um outro fator importante a ser considerado é a rotina de atividade dos bombeiros militares e as situações estressantes vividas, são incêndios, acidentes e emergências de todos os tipos que têm um efeito significativo na saúde mental desses profissionais.

De acordo com a Major BM e Daniele Gomes, psicóloga integrante da DS, “o mês de janeiro nos remete a possibilidade de um novo início, de um novo ciclo, como um momento de reflexão”, sendo um período propício para o desenvolvimento de novos hábitos que nos ajudam a lidar com o estresse, a ansiedade e outros aspectos que têm um impacto significativo na nossa saúde mental, “é acima de tudo uma momento de reconstrução e reparo nas engrenagens do nosso psicológico, de busca de equilíbrio”, afirmou a Major.

A saúde mental é um dos pontos mais complexos da nossa saúde, um sistema que possui uma certa fragilidade e que precisa ter sempre muita atenção, inclusive com as pessoas que estão ao nosso redor, pois muitas condições do dia a dia podem afetar o seu equilíbrio. A Major Daniele alerta que “é preciso estimular os vínculos saudáveis, uma vida social e rede de apoio de familiares e amigos que nos ajudem a atravessar momentos e situações difíceis; manter uma rotina de atividade física, boa alimentação e hábitos que possibilitem o bem estar”. A Oficial alerta ainda que “esse autocuidado é fundamental como forma de prevenção e que, ao menor sinal de necessidade, a pessoa deve procurar o atendimento de um psicólogo ou psiquiatra para tratar do seu caso”.

Atendimento Psicossocial da Diretoria de Saúde do CBMPA:

O atendimento é feito na Polibom, no Comando Geral, através da Major BM Daniele Gomes e o Major BM Mário Brito.

As consultas podem ser agendadas através do: 98899-6551, ou presencialmente na Clínica.