Inspetoria Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares visita o CBMPA
Publicado: 18 de maio de 2017 - Hora: 14:48

5. Inspetoria Geral das Polícias Militares e...

Estreitar os vínculos entre o exército Brasileiro e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, foi um dos principais objetivos atingidos na manhã desta quarta-feira (17) com a visita do General de Brigada Anísio David de Oliveira Júnior – 3º subchefe do COTER e Inspetor Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

O General David foi recebido pelo Comandante Geral do CBMPA, Coronel Zanelli Antonio Melo do Nascimento que preparou uma programação especial para a passagem da IGPM no quartel. O efetivo do CBMPA esteve presente durante a visita recebendo o General, que na entrada ao quartel foi acompanhado pela Guarda do quartel do comando geral dos bombeiros.

Na ocasião o General de Brigada foi apresentado aos diretores e chefes de seções do Estado Maior Geral, e pode conhecer as viaturas  e equipamentos pertencentes ao CBMPA, os quais ficaram alocados na frente do prédio do QCG.

No auditório, o Comandante Geral fez uma apresentação geral do CBMPA, mostrando a história e evolução do Corpo de Bombeiros Militar do Pará nesses 135 anos. O General Anísio David de Oliveira Júnior, assim como a sua comitiva, puderam visualizar o número de unidades Bombeiro Militar de todo o Estado, quantidades de viaturas, trabalho desenvolvido por cada seção e dados de atendimento à população que só nesse ano de 2017 já realizou mais de 24 mil atendimentos, entre outras informações.

É uma satisfação muito grande receber o IGPM no Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Nós precisamos dessa aproximação com o exército, esse ano faremos 135 anos e costumo dizer que o corpo de bombeiros além das palavras hierarquia e disciplina, mantem duas palavras na sua essência final: solidariedade e amor a vida.” afirmou o Comandante Geral do CBMPA, Coronel Zanelli.

O Inspetor do IGPM, junto com sua comitiva, também ministrou uma palestra com o objetivo de exemplificar os trabalhos realizados pela Inspetoria Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares e deu oportunidade para que os oficiais presentes pudessem tirar as suas dúvidas e externar as suas opiniões.

“O IGPM é um canal facilitador da PM e Corpo de Bombeiros e eu me sinto muito a vontade aqui afirmando para vocês continuarem acreditando na sua instituição e seguindo os seus valores”. Segundo o General, a troca de experiências e conhecimentos é de fundamental importância para o fortalecimento dos laços entre o CBMPA e o Exército Brasileiro. O General finalizou com a reflexão “a ideia não possui hierarquia. A decisão final, sim”.

Ao final das reuniões, ocorreu uma troca de lembranças entre o Comandante Geral, Coronel Zanelli e o General de Brigada Anísio David de Oliveira Júnior como forma de materializar o momento e agradecer.

A IGPM – Inspetoria Geral dos Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares tem como missão executar, no âmbito do exercito Brasileiro, como Órgão Central, as ações de coordenação e controle das Policias Militares e dos corpos de Bombeiros Militares e realiza orientações técnicas para estabelecer contatos pessoais com os comandos das PM e CBM, visando a obter, por troca de ideias e informações, uniformidade de conceitos e de ações que facilitem o perfeito cumprimento da legislação e das normas baixadas pela união, localizada em Brasília – DF.

Texto: V.C. Eduardo Monteiro
ASCOM/CBMPA