INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DO GBS/GSE
Publicado: 24 de dezembro de 2018 - Hora: 12:39

5. INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DO GBS/GSE
INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DO GBS/GSE

Na manhã desta segunda-feira, dia 24, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) realizou a cerimônia de inauguração das novas instalações do 2° Grupamento de Busca e Salvamento, Socorro e Emergência (2°GBS/GSE), e também, a entrega de viaturas pelo Governo do Estado.

A obra iniciou no mês de Julho, e foi entregue na data de hoje, com uma área construída de 462.759 M², possuindo uma estrutura física com áreas para o comando, subcomando, administração, banheiros, alojamentos, sala-auditório , sala de atividade física, pátio coberto, área externa e garagem para viaturas.

Entrega de Viaturas

Durante o ato solene, também foram  entregues 08 novas viaturas, sendo 02 Auto Tanque (AT’S), 04 Auto Bomba Tanque (ABT), e 02 Resgates.

As viaturas podem ser utilizadas no combate à incêndio e lavagem de pistas com o uso do jato de alta pressão, que dilui líquidos inflamáveis, após salvamento veicular ou acidente automobilístico na estrada. Pois não há caráter de utilização única para os veículos.

Presença de Autoridades:

Estavam presentes na cerimônia: O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Coronel BM Zanelli Antonio Melo Nascimento, o Subcomandante Geral Coronel BM Augusto Lima, o Diretor de serviços técnicos Coronel BM Hayman Apolo Gomes de Souza, o Comandante Operacional Coronel BM Roger Ney Lobo, o Comandante do 2° GBS/GSE Tcel BM Marcus Fabiano da Costa Sarquis, o Secretário de Segurança Pública Luiz Fernandes entre outros civis e militares.

Na cerimônia de entrega o Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes, que no ato estava representando o Governador do Estado, Simão Jatene, abordou a importância do investimento na segurança, e ainda frisou parabenizando o empenho e esforço coletivo da disponibilização de emendas parlamentares, equipamentos e serviço para a sociedade.

O comandante geral, declarou: ”Entregamos o GSE, para uma tropa que lida diariamente com o sofrimento humano, e são eles que ficam diuturnamente trabalhando, fazendo com que o estresse do dia a dia seja maior. A ideia principal, é oferecer um espaço onde as pessoas se sentissem em casa, e nada mais justo que entregar viaturas novas e casa nova, pois sabemos que passamos mais tempo aqui, do que em nossa própria casa.

Ressaltamos que em 2016 foram realizados 17.137 atendimentos, 2017 houveram 18.959 atendimentos, e 2018 foram contabilizados até o presente momento 20.239 atendimentos efetivos. Fazendo do 2º GBS/GSE o grupamento com mais atendimentos do CBMPA.

Ao final do evento, os militares se deslocaram para um coquetel preparado pelo Centro de Atividades Técnicas.

Por: Mônica Alexandra Assunção

Fotos: Sargento Carlos